Viva melhor sem Procrastinação

A procrastinação é um processo ativo, você escolhe fazer outra coisa em vez da tarefa que você sabe que deveria estar fazendo. Em contraste, a preguiça sugere apatia, inatividade e falta de vontade de agir.

A procrastinação geralmente envolve ignorar uma tarefa desagradável, mas provavelmente mais importante, em favor de uma que seja mais agradável ou mais fácil. Por um longo período de tempo, podemos nos tornar desmotivados e desiludidos com o nosso trabalho, o que pode levar à depressão e até perda de emprego, em casos extremos.

 

Como superar a procrastinação

Tal como acontece com a maioria dos hábitos, é possível superar a procrastinação. Siga os passos abaixo para ajudá-lo a lidar e evitar a procrastinação:

 

Etapa 1: reconhecer que você está procrastinando

 

Você pode estar adiando uma tarefa porque teve que priorizar novamente sua carga de trabalho. Se você está atrasando brevemente uma tarefa importante por uma boa razão, então você não está necessariamente procrastinando. No entanto, se você começar a colocar as coisas indefinidamente, ou mudar o foco porque você quer evitar fazer algo, então provavelmente você está.

Você também pode estar procrastinando se você:

  • Preenche o seu dia com tarefas de baixa prioridade.
  • Deixa um item na sua lista de tarefas por um longo tempo, mesmo que seja importante.
  • Le várias vezes o e-mail sem tomar uma decisão sobre o que fazer com eles.
  • Inicia uma tarefa de alta prioridade e sai para fazer um café.
  • Preenche seu tempo com tarefas sem importância que outras pessoas lhe pedem para fazer, em vez de continuar com as tarefas importantes que já estão na sua lista.
  • Espera estar no “bom humor” ou espera o “momento certo” para começar uma tarefa.

Etapa 2: Entender por que você está procrastinando

 

Você precisa entender as razões pelas quais você está procrastinando antes de começar a enfrentá-lo.

Por exemplo, você está evitando uma tarefa específica porque acha chata ou desagradável? Se assim for, tome medidas para terminar rapidamente, para que possa concentrar-se nos aspectos do seu trabalho que considera mais agradável.

  • Desorganização pode levar à procrastinação. As pessoas organizadas superam isso com sucesso porque usam listas de tarefas priorizadas e cria cronogramas eficazes. Essas ferramentas ajudam você a organizar suas tarefas por prioridade e prazo.
  • Mesmo se você é organizado, você ainda pode se sentir sobrecarregado por uma tarefa. Talvez você tenha dúvidas sobre sua capacidade e esteja preocupado com a falha, então você adia e busca conforto em fazer o trabalho que você sabe que é capaz de completar.
  • Algumas pessoas temem o sucesso tanto quanto o fracasso. Eles pensam que o sucesso vai levá-los a ser inundados com pedidos para ainda mais, assumir mais tarefas.
  • Surpreendentemente, perfeccionistas são muitas vezes procrastinadores. Muitas vezes, eles preferem evitar fazer uma tarefa que não sentem que têm as habilidades necessárias, do que fazê-lo de forma imperfeita e imediata.
  • Outra causa importante de procrastinação é a má tomada de decisão. Se você não pode decidir o que fazer, você provavelmente adiará a ação no caso de você fazer a coisa errada.

 

Atenção:

Para algumas pessoas, a procrastinação é mais do que um mau hábito, é um sinal de um grave problema de saúde subjacente. Por exemplo, ansiedade e depressão estão associadas à procrastinação. Além disso, a procrastinação pode ser uma causa de estresse e doenças graves. Ou então, se você sofre de procrastinação crônica debilitante, uma dessas condições pode ser o sentimento de culpa e você deve procurar então um profissional habilitado.

Passo 3: Adote Estratégias Anti-Procrastinação

 

A procrastinação é um hábito isso significa que você provavelmente não pode acabar da noite para o dia. Os hábitos só deixam de serem hábitos quando você evita praticá-los, então tente o máximo possível das estratégias abaixo para ter mais probabilidade de ter sucesso.

  • Perdoe-se por procrastinar no passado. Estudos mostram que o auto perdão pode ajudá-lo a se sentir mais positivo sobre si mesmo e reduzir a probabilidade de procrastinação no futuro.
  • Comprometa-se com a tarefa. Concentre-se em fazer e não evite. Anote as tarefas que você precisa concluir e especifique um horário para executá-las. Isso ajudará você a lidar proativamente com seu trabalho.
  • Prometa-se de uma recompensa. Se você concluir uma tarefa difícil na hora certa, recompense-se com uma guloseima, como uma fatia de bolo ou um café da sua cafeteria favorita. E certifique-se de que você percebe como é bom terminar as coisas!
  • Peça a alguém para cobrar você. A pressão dos colegas funciona! Este é o princípio por trás dos grupos de autoajuda.
  • Faça ou resolva de acordo com o que aparecem. Enfrente as tarefas assim que surgirem, em vez de permitir que elas se acumulem para outro dia.
  • Reformule seu diálogo interno. As frases “precisa” e “tem que”, por exemplo, implicam que você não tem escolha no que faz. Isso pode fazer você se sentir sem poder e pode até resultar em auto sabotagem . No entanto, dizer “Eu escolho” significa que você possui um projeto e pode fazer com que você se sinta mais no controle sobre o peso de trabalho.
  • Minimize as distrações. Desligue seu e-mail e mídia social e evite ficar sentado perto de uma televisão enquanto você trabalha!
  • Fazer as tarefas que você acha menos agradáveis cedo para que fique fora do seu caminho mais cedo possível. Isso lhe dará o resto do dia para se concentrar no trabalho que você acha mais agradável.
  • Essa dica é somente para quem gosta de trabalhar sobre pressão, poucos são assim. E neste caso, atrasar deliberadamente o início de algo para que você possa se concentrar pode fazer com que você se sinta mais desafiado e motivado para fazer as coisas acontecerem e darem certo. No entanto, evite colocar seus colegas de trabalho sob pressão desnecessária, desagradável e indesejada!
  • Pesquisas mostram que pessoas impulsivas são mais propensas a procrastinar porque estão focadas em ganhos de curto prazo. Combata isso identificando os benefícios em longo prazo ao concluir a tarefa.
  • Outra maneira de tornar uma tarefa mais agradável é identificar as consequências desagradáveis ​​de evitá-la. Por exemplo, o que acontecerá se você não concluir o trabalho? Como isso pode afetar seus objetivos pessoais, de equipe ou organizacionais? Ao mesmo tempo, pode ser útil reformular a tarefa observando seu significado e relevância . Isso aumentará seu valor para você e fará seu trabalho valer a pena. Também é importante reconhecer que muitas vezes podemos superestimar o desconforto de uma tarefa. Então dê uma chance! Afinal de contas, você pode achar que não é tão ruim quanto você pensou!

Se você procrastina porque é desorganizado, aqui estão seis estratégias para ajudá-lo a se organizar:

 

  1. Mantenha uma lista de tarefas. Isso impedirá que você “convenientemente” esqueça sobre essas tarefas desagradáveis.
  2. Priorize sua Lista de Tarefas usando o Princípio Urgente / Importante de Eisenhower. Isso permitirá que você identifique rapidamente as atividades nas quais vocês deve se concentrar, bem como aquelas que você pode ignorar.
  3. Torne-se um mestre de agendamento e planejamento de projetos. Se você tem um grande projeto ou vários projetos em movimento e não sabe por onde começar, essas ferramentas podem ajudá-lo a planejar seu tempo de forma eficaz e reduzir seus níveis de estresse.
  4. Enfrente as tarefas mais difíceis nos horários de maior produtividade. Você trabalha melhor de manhã ou de tarde? Identifique quando você é mais eficiente e faça as tarefas mais difíceis nesses momentos.
  5. Estabeleça metas temporárias. Estabelecer prazos específicos para completar tarefas irá mantê-lo no caminho certo para alcançar seus objetivos e significará que você não tem tempo para procrastinar! Se necessário, use aplicativos de gerenciamento de tarefas e de tempo. Existem inúmeros aplicativos projetados para ajudá-lo a ser mais organizado.
  6. Se você está propenso a atrasar os projetos porque os consideram muito grandes ou maçantes, tente dividi-los em partes mais gerenciáveis. Organize seus projetos em tarefas menores e concentre-se em iniciar, em vez de concluir. Comece com tarefas rápidas e pequenas primeiro. Essas “pequenas vitórias” darão a você uma sensação de realização, e farão com que você se sinta mais positivo e menos sobrecarregado pelo projeto ou meta maior com o qual você está trabalhando.

 

Pontos chaves

A procrastinação é o hábito de adiar uma tarefa importante, geralmente concentrando-se em atividades menos urgentes, mais agradáveis ​​e mais fáceis. É diferente da preguiça, que é a indisposição de agir.

A procrastinação pode restringir seu potencial e prejudicar sua carreira. Também pode atrapalhar o trabalho em equipe, reduzir o moral e até mesmo levar à depressão e perda de emprego. Portanto, é crucial tomar medidas proativas para evitá-lo.

O primeiro passo para superar a procrastinação é reconhecer que você está fazendo isso. Em seguida, identifique as razões por trás do seu comportamento e use estratégias apropriadas para gerenciá-lo e superá-lo.

 

Deixe uma resposta