Trabalhar duro sem parar não é garantia de sucesso (cuidado)

Você sabe como conseguir mais desempenho no trabalho? Se você quer ser mais produtivo e eficaz, você precisa saber como você faz para aproveitar melhor o seu trabalho. Quando você não faz isso, o seu maior motivador será a pressão vindo de todos os lados. Por exemplo, prazos iminentes, senso e atitudes de por obrigação, necessidade de pagar as contas, etc. Um pouco de pressão pode ser ótimo para dar o impulso que você precisa para tomar as ações e  decisões necessárias. Infelizmente, algumas pessoas pensam que podem trabalhar sobre pressão infinita. Eles acabam trabalhando sem parar, longas horas, dia após dia.

Trabalho duro como honra

No mundo do trabalho moderno, chegar primeiro no escritório e ser o último a sair tornou-se uma medalha de honra por estar sempre ocupado, correndo o tempo todo. Somos encorajados a acreditar que as pessoas que devemos admirar e imitar são aquelas que se sacrificam tudo pela empresa. Se você é colaborador ou trabalha por conta própria, você não deve acreditar que estar ocupado o tempo todo é de suma importância para obter resultados. Você deve ver a ocupação como um sinal de alguém com má organização e sem foco.

Você não executa o seu melhor trabalho quando está ocupado e correndo para todo lado. Você faz o seu melhor trabalho quando você tem um foco cristalino. Você sabe exatamente o que você está tentando alcançar e você está organizado de uma maneira que permite alcançá-lo com o menor esforço e tempo possível. Procure estar muito mais produtivo, assim a sua sensação de esforço diminui e ganha se mais qualidade.

A loucura de trabalhar sem parar

As pessoas que se orgulham de trabalhar duro por muito tempo normalmente não conseguem ser tão produtivo. Claro, haverá momentos em que precisamos trabalhar duro, mas não devemos ser obrigados a trabalhar arduamente todos os dias constantemente. Uma vida profissional é uma série de sprints, não uma maratona interminável. É um antigo mito que a vida profissional deve ser sempre árduo e que assim sempre atingiremos os nossos objetivos e os nossos melhores resultados.

Para fazer o seu melhor trabalho, deve haver também momentos em que você está relaxado, assim você está tomando tempo para planejar, organizar e prestar atenção no foco.  Você deve ter um tempo para descansar, recuperar e avaliar seu progresso com feedbacks, isso deve tornar-se um hábito que reflete nas atitudes e que se tornam valores.

Mesmo durante os períodos de sprints, onde você trabalha intensamente em um único objetivo, você não deve ter que trabalhar horas a fio. Se você gerenciou o período de planejamento adequadamente, você deve trabalhar 5-8 horas focadas por dia para alcançar o que precisa alcançar. E 5-8 horas focadas por dia já é um trabalho duro. Porque ainda há trabalhos secundários necessários para que o principal corra bem. Salvo uma emergência, você não precisa sacrificar sua vida pessoal trabalhando mais horas do que isso.

Os danos de trabalhar sem parar

Trabalhar sem parar, com alta intensidade, só irá causar danos a longo prazo. Ninguém pode sustentar esse nível de esforço sem prejudicar seu trabalho e sua vida pessoal (Há 4 aspectos principais em sua vida acontecendo ao mesmo tempo, o pessoal, familiar, profissional e social).

A seguir, 3 resultados do que um trabalho demasiadamente pode causar:

  1. A qualidade e o desempenho do seu trabalho diminui

Se você não está tomando pausas regulares durante o dia, você vai ter fadiga física e mental. Se você não ficar tempo suficiente longe do local de trabalho, seu corpo e mente,  não terão tempo suficiente para se recuperar dos esforços do dia. Então, você  começará no dia seguinte com energia esgotada. E a cada dia que passa sem tempo suficiente para o descanso e recuperação, seus níveis de energia caem drasticamente.

Se você quiser realizar o seu melhor trabalho e ser produtivo, você precisa administrar efetivamente seus níveis de energia. Seu trabalho não precisa ser físico para te exigir e gastar muita energia. O mero ato de concentração requer muita energia, especialmente quando a tarefa é particularmente complexa. Seus níveis de energia não são infinitos, então você deve gerenciar seu trabalho e seu dia de trabalho de uma maneira que lhe permita recuperar seus níveis de energia entre as tarefas difíceis.

O primeiro custo de não permitir que seus níveis de energia se recuperem é uma concentração fraca. A má concentração leva a mais erros e se você continuar cometendo mais erros prejudicará sua lucratividade, credibilidade e reputação.

  1. O seu equilíbrio vital não será saudável

Quando você vai com uma mentalidade de “trabalho a todo custo” para fazer suas tarefas e projetos, você se desgasta física, mentalmente, emocionalmente e socialmente. Se tudo o que você está fazendo é trabalhar sem parar, a sua alimentação não será saudável, passará menos tempo com a família e amigos, não fará atividades de lazer e não dormirá o suficiente.

Esses fatores em falta provavelmente levarão a uma redução na qualidade do seu trabalho porque você precisa ter uma vida bem equilibrada para continuar a produzir o seu trabalho em um nível alto.

No entanto, não é apenas a sua qualidade de trabalho que sofrerá. Pense em sua felicidade como o saldo da conta bancária. Toda vez que você faz algo que você realmente gosta, você faz um depósito na sua conta. Toda vez que você faz algo que não gosta, você faz uma retirada de sua conta. Então, se você quer ser feliz e quem não quer, você precisa fazer mais depósitos do que retiradas.

Deixe-me dizer-lhe algumas coisas que lhe roubam a felicidade fazendo retiradas da sua conta:

  • Trabalhar sem parar
  • Viver constantemente sem energia
  • Constantemente ficando sem tempo
  • Não tendo tempo suficiente com a família e os amigos
  • Não tendo tempo suficiente para seus passatempos favoritos
  • Comer de forma errada
  • Estar sempre comendo na correria, entre outros.

Se você parar de passar tempo com familiares e amigos, é provável que você fique entediado com seu trabalho e perca o foco porque o trabalho é tudo o que você está fazendo, nada mais. Se você parar de fazer atividades de lazer, você ficará ainda mais entediado com seu trabalho, perderá o foco e até se descontentar com o seu trabalho porque isso é tudo o que você está fazendo. Então, começará a ficar insatisfeito.

Para fazer o seu melhor trabalho, você precisa ser feliz e ao mesmo tempo efetuar o seu trabalho, você precisa ter tempo para todas as coisas importantes em sua vida. Você precisa viver uma vida mais equilibrada. Você não precisa dar a mesma quantidade de tempo para tudo, mas você precisa ter tempo para tudo o que é importante em sua vida.

  1. Sua saúde sofre

Trabalhar sem parar também afeta sua saúde de muitas maneiras. Tanto a sua saúde mental como a sua saúde física podem ser seriamente afetadas quando você está sempre adiando o seu descanso.

Se você parar de comer refeições, não terá a nutrição adequada para se manter saudável e focada no seu trabalho. Se você não se exercita regularmente, sua saúde sofrerá, física e mentalmente, levando a um declínio na qualidade do seu trabalho.

Se não dormir o suficiente, você não se concentrará o suficiente em seu trabalho para conseguir uma qualidade suficientemente alta para as necessidades na qual você se destaca e você necessita ter a atenção de seus colaboradores, seus colegas, seus clientes. Conforme mencionado anteriormente, o oposto é mais provável que aconteça, ou seja, seu trabalho terá uma qualidade tão fraca que irá prejudicar sua lucratividade, credibilidade e reputação. Isso leva a preocupação e ansiedade à medida que a pressão aumenta em você. Sua saúde física também sofrerá porque você já não sentirá que consegue lidar com a pressão e os sintomas do estresse começam a aparecer.

Há muitas consequências negativas do estresse para escrever aqui neste artigo, mas você pode ir pesquisando sobre os seguintes assuntos com mais detalhes com experts no assunto abaixo:

  • Sintomas físicos do estresse
  • Sintomas psicológicos do estresse
  • Sintomas comportamentais do estresse
  • Sintomas emocionais do estresse

Uma maneira de reduzir e evitar que o estresse surja é ter tempo para tudo o que é importante em sua vida. Quando você parar de pensar sobre o trabalho, sua mente recebe uma recuperação preciosa enquanto isso, você está usando outras partes do seu cérebro para outras atividades.

Caso você tenha alguma dúvida, não é possível fazer o seu melhor trabalho, de forma sustentada, enquanto a sua saúde está sofrendo ou enquanto estiver com estresse.

Conclusão

Viver uma vida equilibrada, onde o trabalho faz parte dela, não é tudo, é fundamental para produzir o seu trabalho com mais qualidade. Ser dedicado ao seu trabalho e ao seu negócio é uma coisa boa. Ser obsessivo em relação a isso onde você exclui e negligencia tudo não é. Você sofrerá danos físicos, mental, emocional e social por negligenciar outras áreas de sua vida para se concentrar mais no seu trabalho e sua qualidade de trabalho sofrerá ao longo do tempo. Além disso, você não ficará feliz com o trabalho o tempo todo e não fazendo nada mais, você pode desmotivar se do seu trabalho. Portanto, ter um equilíbrio saudável de trabalho e outros aspectos da vida é fundamental para produzir seu melhor trabalho de forma consistente. Seu melhor trabalho é feito como parte de uma vida bem equilibrada, onde você tem tempo para tudo o que é importante para você.