Tipos e o que fazer com as Pessoas Tóxicas

É um modo de dizer para tipos de pessoas que são tão negativas que afetam não apenas a si mesmas, mas também quem está por perto e afetam o seu dia a dia.

Sobreviver aos altos e baixos e passar por cima das mudanças de humor de outras pessoas pode ser muito desafiador. É importante, porém, lembrar de que pessoas temperamentais e negativas podem estar passando por uma fase difícil em suas vidas.

Elas podem estar doentes, extremamente preocupadas, ou mesmo sentindo a falta daquilo de que necessitam em termos de amor e apoio emocional. Pessoas como estas precisam ser escutadas, apoiadas e cuidadas por especialistas, não por você que é leigo.

Você convive com elas o tempo todo: no seu trabalho, em eventos, na sua família. Como qualquer tipo de toxina, você precisa limitar sua exposição a essas pessoas ou até mesmo cortar laços para se proteger.

Muitas vezes tendemos a ser esponjas, absorvendo toda a negatividade, outras acabamos sendo espelhos, refletindo comportamentos ruins. O melhor é se afastar daqueles que nos fazem mal e tentar não ser como eles. É importante aprender a deixar ir: tudo que quer ir, tudo que não acrescenta, tudo que nos faz mal, tudo que nos atrasa, tudo que nos tira a paz. Pensar primeiramente em si mesmo não é egoísmo, é amor próprio.

Por isso, aqui vão alguns sinais para identificar esses tipos ou a associação de vários:

1. Pessoas arrogantes

Há uma grande diferença entre confiança e arrogância. Confiança inspira; arrogância intimida.

2. As que estão sempre criticando

Por alguma razão, muitas das pessoas tóxicas veem vantagem ao criticar a vida dos outros. Geralmente essas pessoas têm uma baixa autoestima, uma visão distorcida de si mesmas e uma forte necessidade de se sentirem superiores.

3. Pessoas vítimas

Uma das piores pessoas que você pode encontrar na sua vida é as que sempre se fazem de vítimas. Elas nunca se responsabilizam pelas vidas delas. São pessoas rancorosas que estão sempre discutindo. Transferem a culpa para outras pessoas e têm a mentalidade e comportamento de uma vítima, quando na verdade só estão fazendo o papel de vítima para manipular, isso não é apenas o indicador de uma pessoa infantil, mas também é sinal de uma pessoa tóxica.

4. Pessoas controladoras

Elas sabem tudo e a melhor forma de fazer qualquer coisa, mas no fundo são pessoas extremamente inseguras. O pior é quando você acaba por escutar pessoas assim.

5. Pessoas invejosas

Elas nunca estão felizes com o que têm e são incapazes de ficarem felizes pelas boas coisas que acontecem com você.

Tudo parece girar em torno delas e isso nunca para. A maioria delas está sempre tentando opinar sobre os seus relacionamentos, escolhas, decisões, etc.

Esse tipo de pessoa quase nunca é grata pelo que tem na vida e deixa isso bem claro para todo mundo. Ela xinga e sente inveja de qualquer pessoa que seja bem sucedida.

Se você se tornar bem sucedido em algo, ela imediatamente irá se voltar contra você e muitas vezes sem você perceber. O melhor que podemos fazer nesse caso é se afastar deste tipo de pessoa, uma vez que elas dificilmente mudarão de comportamento.

6. Pessoas mentirosas

Mentirosos crônicos são perigosos porque você nunca saberá no que acreditar. Eles mentirão para você sobre outras pessoas e sobre outras pessoas para você.

7. Pessoas negativas

Você provavelmente deve conhecer alguém que vive irritado, ressentido, desconfiado de tudo. Negatividade destrói relacionamentos e passar tempo com pessoas assim dá a sensação de que estão sugando sua vida. Quando estamos perto delas ficamos muito mais propensos a desenvolver um estado de espírito negativo, a energia delas é tão potente e permanente que afeta todos ao seu redor.

É preciso que você saia da presença dessa pessoa ou que pelo menos evite ter contato com ela.

8. Pessoas que julgam

Pessoas que julgam demais são rápidas para tirar conclusões que nem sempre se provam corretas.

9. Nunca revelam o seu “EU VERDADEIRO”

Um dia, a pessoa é amorosa e atenta, no outro, eles são abusivos. É assim que eles querem que seja. É assim que eles mantêm o controle.

As pessoas de bom coração quase sempre tentarão entender os problemas de outra pessoa – e contribuir com algum tipo de solução. O problema é que não existe um “problema” real e uma “solução” não passa de uma miragem.

10.  Pessoas fofoqueiras

Elas conversam sobre os outros sem distinguir o que é especulação e realidade. Isso é uma forma de elevá-las acima de suas inseguranças. Poucas coisas são mais destrutivas do que fofocas.

11. Pessoas sem caráter

Se uma pessoa não tem integridade ou honestidade –  trair, manipular, fofocar fazem parte de suas atitudes diárias –, haverá poucas coisas que ela não faça para conseguir o que quer.

Nesse caso precisamos reconhecer nem todas as pessoas que amamos ou gostamos irão gostar de nós também, e que é um erro continuar alimentando um relacionamento que não é recíproco. Você não pode forçar outra pessoa a se importar com você. Talvez a melhor opção seja deixá-la partir.

12. As que só nos fazem perder tempo

Pessoas tóxicas muitas vezes mendigam atenção em todos os lugares que vão, e isso pode tomar uma boa parte do nosso tempo. Elas desperdiçam o nosso tempo enquanto temos várias outras coisas para fazer, muitas vezes estão cientes disso e mesmo assim continuam com a conversa fiada. Por isso é necessário que estabeleçamos limites para esse tipo de pessoa, caso contrário entraremos em uma armadilha difícil de escapar.

Resolver um problema não é importante para pessoas tóxicas. Elas se sentem mais confortáveis criando problemas.

13. As que só trazem decepções

Como criaturas falíveis, todos nós em algum momento de nossas vidas iremos falhar e decepcionar alguém, talvez isso ocorra mais de uma vez – e está tudo bem, a menos que isso se torne um hábito ou um comportamento tóxico.

14. Não conseguem pedir desculpas sinceras somente para poder manipular.

Completamente fora do domínio da possibilidade. Eles vão construir uma mentira elaborada antes de admitir qualquer falha, não importa o quão óbvio. O bom é que, como seres humanos racionais não precisaram de algum raciocínio defeituoso para seguir em frente. Podemos escolher realizar e aceitar suas manipulações tóxicas ou uma ação que nos permite avançar sem arrependimento.

15. Projeção e manipulação psicológica.

Em vez de acomodar de seus próprios sentimentos, eles são mais propensos a culpá-lo como fonte. Lembre-se, essa manipulação psicológica não tem nada a ver com você. É tudo sobre eles. Sempre foi e continuará sendo.

COMO LIDAR COM PESSOAS TÓXICAS

Esses tipos de comportamento temperamental e negativo: o do bulinador tóxico, que usará seus balanços de humor para intimidar e manipular. Este é o aspecto do temperamento ruim, que inflige abusos e miséria duradouros.

 

Se você observar estas pessoas de perto, você perceberá que as atitudes delas são exageradamente pensando em si mesmas. Suas relações são priorizadas de acordo com a forma como cada uma pode suprir suas necessidades pessoais. Você pode lidar com essa implacável toxicidade peculiar de outras pessoas? Veja abaixo algumas dicas.

Se você está sofrendo por causa das atitudes deles, se a sua compaixão, sua paciência, seus conselhos e sua atenção não parecem ajudá-los, e eles não parecem importar-se nenhum pouquinho, pergunte-se: “Eu preciso desta pessoa em minha vida?”

Quando você deleta pessoas tóxicas do seu ambiente, torna-se muito mais fácil respirar. Se as circunstâncias lhe garantem isto, então, deixe esta pessoa para trás e prossiga quando for necessário. E se precisar conviver com elas por alguma razão, considere os próximos pontos.

·         Não se deixe passar por bobo. Facilidades por um tempo curto significarão sofrimento por longo período de tempo para você, em situações como estas. Drama constante e negatividade são coisas com que nunca vale a pena se conviver. Se alguém a cima de 21 anos de idade não consegue ser um adulto racional, confiável, de um modo regular, é hora de ser.

·         Defenda a você mesmo. Não aceite este comportamento. Algumas pessoas tóxicas irão usar a brabeza como uma maneira de influenciar você, ou elas podem não lhe responder, quando você está tentando comunicar-se, ou interrompê-lo e começar a falar negativamente sobre alguma coisa de que você gosta. Mas você deve falar mais alto e não surgir efeito, considere descartar essas pessoas inflexíveis e negativas da sua vida por completo.

·         Sua dignidade pode ser atacada, devastada e desgraçadamente zombada, mas jamais pode ser tirada, a menos que você se entregue a isto. Só depende de encontrar a força para defender seus limites.

·         Pessoas realmente tóxicas poluirão todos ao seu redor, inclusive você, se você lhes permitir. Se você tentou ser racional com elas, e elas não estão se ajudando, não hesite em deixar de dar espaço a elas ou ignorá-las até que aprendam.

·         Lembre-se que existe uma grande liberdade que vem até você, quando você não leva nada para o lado pessoal. A maioria das pessoas tóxicas se comportam negativamente, não só com você, mas com todos aqueles com quem interagem. O que elas dizem e fazem, as opiniões que elas têm, baseiam-se inteiramente em suas próprias reflexões pessoais.

·         Ser simpático com pessoas tóxicas é um prato cheio para que elas continuem usando sua situação desfavorável, inconscientemente, como um meio para chegar a um fim. Existem muitas pessoas que estão passando por extremas dificuldades e que não são tóxicas para todos ao redor de si. Somente podemos agir com compaixão genuína quando estabelecemos limites.

·         Se você é forçado a conviver ou trabalhar com uma pessoa tóxica, então, certifique-se de poder tirar tempo para relaxar, descansar e recuperar-se. Ter de jogar as regras de um adulto irracional e centrado no temperamental é exaustivo, e se você não tomar cuidado, a toxicidade poderá afetar você. Você merece este tempo afastado.

·         Você precisa pensar pacificamente, livre de pressão e de comportamento tóxico. Sem problemas para resolver, limites para estabelecer, ou personalidades para satisfazer. Por vezes, você precisa dar tempo a si mesmo, longe deste mundo ocupado, que não dá tempo a você.

Deixe uma resposta