Ossamu Shibuya é empreendedor , autodidata e pragmático, nasceu na cidade de São Paulo em 1970. É casado e pai de três filhos.

O pai do autor é empreendedor e comerciante nascido em Nagasaki e a mãe, dona de casa, professora de japonês e comerciante, nascida em de Fukushima.

O avô já falecido era industrial no Japão, comerciante no Brasil e preletor (professor) do Instituto de Moralogia do Brasil.

Desde cedo teve o contato diário com o comércio devido aos pais e com noções de valores devido ao tipo de educação japonesa, mas pessoalmente foi sempre curioso, inquieto e um pouco rebelde na adolescência.

Somente muito tempo depois, percebeu o que os pais ensinavam, em suma, que o esforço moral eleva o caráter e este, em virtudes da forma a proporcionar e doar essas influências positivas.

Após a adolescência formou se tenente do exército e disciplina, moral, senso do dever, espírito de corpo e missão cumprida era algo inerente e obrigatório à farda verde oliva. Mas não quis prosseguir e foi para o Japão aventurar-se e trabalhar para comprar uma casa e ganhar experiência. Teve contato e se interessou pelo método 5s de administração.

Voltando ao Brasil, abriu laboratório de fotos e depois loja de 1,99, este por pouco tempo. Ainda curioso, inquieto e um pouco rebelde, abriu uma loja de perfumaria e cosméticos.

A ideia de ecossistema e simbiose nos negócios levou a indústria de descartáveis para salões de beleza, escritório de representação, gráfica, arte final, criação de sites, lojas virtuais e consultoria em perfumaria.

Nesse ínterim e paralelamente, a curiosidade levou a acreditar em autodidatismo e estudou sobre negócios. Ainda inquieto e agora um pouco depressivo, ler sobre desenvolvimento pessoal o acalmava.

Ao ler, percebeu o quanto os pais já haviam ensinado, mas que a rebeldia o fez adiar a sua compreensão. Então, percebeu a importância do autoconhecimento. Decidiu ler também um pouco de filosofia e simpatizou se muito com o pragmatismo.

O senso da junção do conceito e experiência o fez perceber como um estalo e tudo se tornou inteligível.

 

-Que a vida é feito de evolução.

 

 


“Se estamos em constante evolução, porque não com muito sucesso e felicidade” – Ossamu Shibuya