Sinergia e Proatividade

Sinergia

 

Uma forma eficaz de criar sinergia é mudar os padrões que geram desarmonia, produzindo um modelo de energia congruente. Para isso, é necessário identificar esses padrões desarmoniosos e compreender o motivo pelo qual eles existem.

Como potencializar a sinergia de sua equipe

  • Identifique e respeite as características individuais de cada membro de sua equipe. Todos precisam se sentir importantes e parte do projeto;
  • Mantenha os objetivos definidos e esclareça-os para todos, ressaltando a importância do trabalho de cada um para que a meta seja cumprida;
  • Quando um objetivo for alcançado, valorize o resultado coletivo de forma que fique claro que vocês conseguiram chegar até ali porque todos trabalharam juntos;
  • Fortaleça a autoestima de seus profissionais e, sempre que possível, ressalte as qualidades e o bom trabalho executado;
  • Para desenvolver maior habilidade como líder, comece a observar os acontecimentos de modo a ter mais sensibilidade para lidar com a equipe.

Proavidade

 

Você se responsabiliza e toma iniciativa antecipando-se às demandas de seu trabalho ao invés de esperar ordens dos outros? Se sua resposta for positiva, Parabéns! Você pertence a um seleto grupo dos proativos e tem muito potencial para desenvolver uma carreira bem-sucedida.

Como a própria palavra diz, proatividade define alguém que age por antecipação, que se coloca em uma situação futura. Trata-se de um comportamento consciente que permite prever, reconhecer e assumir a responsabilidade de interferir, reagir, modificar e interagir com as situações ao redor para fazer as coisas acontecerem no tempo certo.

Dessa forma, as pessoas proativas não apenas tomam a iniciativa como também assumem o compromisso e colocam as suas ideias em prática. A proatividade é muito buscada e valorizada pela maioria das empresas porque as pessoas com esse perfil conseguem evitar prejuízos.

A principal postura dos proativos diante dos problemas é propor algo, mesmo que não sejam eles os responsáveis pela origem dessas situações. Sua capacidade de observação apurada, representada por sua visão sistêmica e a vontade de conhecer mais sobre a sua área de atuação, bem como as atividades exercidas pelos seus colegas são as principais particularidades que os permitem se antecipar e executar bem as tarefas, ajudar os demais e, especialmente, desenvolver soluções efetivas.

Trabalho

Nas empresas, os profissionais proativos são aqueles que não ficam engessados, fazendo apenas o que lhes foi diretamente delegado. Os proativos geralmente são os colaboradores que mais ajudam o gestor e os seus colegas de trabalho, pois não esperam ordens para agir. Não por acaso, esses profissionais têm mais chances de obter reconhecimento do que aqueles que preferem fazer apenas o trivial.

Contrastando-se com os indivíduos proativos, temos os reativos. Pessoas com comportamento mais voltado para esse perfil são aquelas que utilizam-se de diversos fatores para justificar suas impossibilidades. Diante de problemas, elas tentam se eximir de alguma ação com a justificativa de que aquilo não é sua responsabilidade. Elas estão, assim, aprisionadas e dominadas pelas circunstâncias.

DICAS PARA SER PROATIVO E ASSERTIVO

As pessoas não são totalmente proativas ou totalmente reativas e, por esse motivo, não devem ser rotuladas. Em geral, todos são dotados de uma mistura de comportamentos pertencentes a esses perfis. Quando aqueles mais próximos à proatividade se destacam, temos indivíduos com tendência a serem proativos.

No entanto, é importante deixar claro que essa habilidade pode ser desenvolvida se você estiver disposto a mudar paradigmas, valores e hábitos. Desenvolver a proatividade é um processo nem sempre fácil, mas possível se você tiver persistência e dedicação.

  • SEJA UM BOM OBSERVADOR

Proatividade está diretamente ligada à capacidade de observação e análise do ambiente. Sem essa percepção apurada, é impossível agir para melhorar as situações. Por isso, exercite diariamente sua capacidade de observação, identifique o que pode ser melhorado, novas possibilidades, focos de problemas e busque soluções desde já.

  • APRENDA A TRABALHAR EM EQUIPE

Aprender a trabalhar em grupo, oferecendo seus conhecimentos e também estando aberto a receber sugestões e opiniões dos colegas faz parte do perfil do profissional proativo. Essa abertura a compartilhar e oferecer soluções para que a tarefa seja executada com maestria é fundamental.

  • RESPEITE OS LIMITES DOS OUTROS

Em se tratando de proatividade, ter bom senso é fundamental para não ultrapassar os limites e invadir o espaço do outro. Mesmo que sua intenção seja a melhor, é importante se lembrar de que cada um tem suas competências e um próprio tempo para executar as tarefas.

  • RESPEITE SEUS PRÓPRIOS LIMITES

Atente-se para não extrapolar o nível saudável de proatividade e buscar conciliar seu trabalho com as demandas extras, de maneira assertiva. Ou seja, se você é proativo, para que possa aproveitar essa habilidade, encontre um equilíbrio que favoreça a execução de suas tarefas. Isso vai lhe permitir manter sua motivação para o trabalho, sem exceder suas capacidades físicas e mentais.

  • AME O QUE FAZ

Nem sempre é possível fazer o que ama, mas amar o que faz é sim uma escolha. As pessoas proativas geralmente se enquadram neste último caso, exercendo suas funções com maestria e paixão. Dessa forma, tornam-se naturalmente comprometidas e movidas incessantemente por alcançar melhores resultados.

  • OUTRAS DICAS
  • Antes que seus chefes lhe pergunte, sobre o andamento de uma atividade ou projeto, produza dados sobre a tarefa antecipadamente e apresente-os;
  • Analise suas responsabilidades diárias afim de entender quais precisam de ação imediata;
  • Antecipe os problemas pensando em soluções rápidas;
  • Pense de modo criativo e procure desenvolver seu trabalho de forma diferente;
  • Repense em suas responsabilidades e entregue mais do que o que deve;
  • Não deixe atividades para a última hora;
  • Previna o surgimento de problemas;
  • Separe suas atividades por ordem de prioridade. Liste-as entre importantes, urgentes e circunstanciais;
  • Elimine tarefas desnecessárias;
  • Proponha e anote novas ideias diariamente;

 

  • ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO NO TRABALHO 
  • Eleja prioridades – Nada de assumir 10 ou mais funções de uma vez só. Organize suas demandas e busque priorizá-las por ordem de importância, dedique-se a atender de 3 a 5 tarefas por vez, colocando as essenciais em primeiro lugar e as circunstanciais e menos urgentes para depois.
  • Delegue – Centralizar todo o trabalho é um dos principais motivos para que os profissionais não consigam gerenciar seu tempo. Aprenda a trabalhar em equipe, divida as demandas com os seus colegas, delegue e foque em atender suas tarefas. Menos pode ser mais!
  • Organize-se – Organize sua mesa, os seus papéis, emails e elimine toda bagunça e desorganização que estejam prejudicando seu desempenho e atrasando a entrega de suas solicitações.
  • Crie uma agenda – Uma excelente forma de administrar melhor o tempo é colocar todas as suas tarefas numa agenda, aplicativo ou cronograma de atividades semanais. Isso vai lhe permitir visualizar todos os seus compromissos pessoais e profissionais e organizar melhor o seu tempo.
  • Elimine distrações – Ficar na internet, navegando em redes sociais, batendo papos no corredor ou no WhatsApp não vai ajudar em nada na sua produtividade. Por isso, tenha profissionalismo, foco e dedique-se integralmente ao seu trabalho em sua empresa. Isso vai te ajudar a eliminar distrações nocivas e evita que você crie uma imagem profissional negativa.
  • Elimine a procrastinação – Nada de deixar para depois o que você pode fazer hoje. Assuma suas responsabilidades, elimine a procrastinação no trabalho e foque em fazer suas tarefas de maneira antecipada e não em cima da hora como faz o procrastinador. Isso elimina estresses desnecessários, a perda de prazos e de oportunidades de crescer na carreira.