Será que vídeos Motivacionais também causam frustrações?

Hoje eu recebi um e-mail diferente perguntando-me que os vídeos motivacionais geravam mais frustrações do que motivação propriamente dita e por isso estava cansada de assistir.

Achei muito interessante e resolvi postar a minha opinião sobre o que pode estar causando essa frustração.

Motivação significa de um modo resumido, um ato que gere ação, um impulso interno rumo a uma direção ou a um estado desejado, tem a ver e haver ao mesmo tempo com comportamentos, pensamentos, princípios (valores e crenças), entre outras mais.

Se você está estático, ou precisando de mais fôlego, precisando se superar em relação a alguma ação que você já iniciou, os vídeos motivacionais são ótimos porque contêm crenças, valores e pensamentos que geram emoções e sentimentos que te impulsionam adiante de dentro para fora. Fazem você refletir para encontrar soluções ou para reforçar seus propósitos.

Hipoteticamente, se não houver reflexão, uma identificação em direção à clareza. Proporcionalmente não haverá solução, que porventura não haverá ação ou não transformará em ação. E essa transformação é a busca com clareza de seus fins, metas e objetivos enraizados no esforço, superação e na motivação.

Nestes casos, os vídeos e frases motivacionais vão perdendo o famoso efeito porque não há causa ou a causa se esvai, frustrando você. Percebemos então que não encontramos as soluções nos vídeos motivacionais , muito menos as respostas e menos ainda o mover. E você pode ficar despirocada com o excesso de informações. A resposta propriamente dita está dentro, inside*, insight**, inerente e intrínseco na sua alma e na sua história. Nas suas dores há o seu antídoto.

Sem clareza, os vídeos motivacionais são verdades que não te leva a lugar nenhum. Se visualizar a esmo esses vídeos, frases, artigos motivacionais em busca de respostas ou de alívio, acredito eu que te deixará mais frustrada. Talvez um olhar diferente…

Complete a frase:

-Eu procuro e assisto os vídeos motivacionais relacionados à … porque me sinto INSPIRADA(O) à …

Inspirado a… Pensar…? Planejar…? Organizar…? Ser…? Construir…? Mover…? Agir…? Fazer…? Ter…? Ect.

Inspirar e estar inspirado também causa diversos sentimentos e emoções.

Inside* = Dentro, em inglês.
Insight** = Uma visão mental, um olhar atento dentro de si. Autoconhecimento.