Questionário depressão

Aqui está uma lista de 26 sintomas de depressão. Todos nós sentimos alguns deles ocasionalmente. Estamos sempre seguindo um fluxo. Você só deve se considerar deprimido se tiver sentido cinco ou mais desses sintomas ao longo dos últimos três meses. Um ou dois desses sintomas, por si mesmos, não indicam depressão.

1 Você teve que enfrentar luto, más notícias, divórcio ou separação, mudança de residência, uma perda, alteração incômoda ou falta da saúde nos últimos três anos.

2 Acha que não há muito com que se alegrar ou já não sente prazer com as coisas de que gostava antes.

3 Passa parte do dia sentindo-se triste, infeliz ou melancólico.

4 Sente-se pior pela manhã.

5 Sente-se cansado, esgotado ou letárgico por mais que descanse.

6 Evita todo tipo de exercício.

7 Está com excesso de peso ou magro demais e não se sente capaz de fazer algo a respeito disso, e/ou está sem apetite, ou abusa de alimentos que levantam o ânimo, tais como carboidratos ou chocolate.

8 Bebe de forma persistente, ou tem surtos de bebedeiras, numa quantidade que sabe que é prejudicial.

9 Passa muito tempo preocupando-se com seus problemas, pensando ou fixado neles, sem chegar a uma conclusão.

10 Discute ou resiste quando as pessoas lhe dão um conselho, fazem sugestões construtivas ou lhe trazem soluções.

11 Você chora muito.

12 Passa mais do que uma hora por dia assistindo à televisão ou ocupado em outra coisa apenas com o intuito de escapar do que sente no momento presente.

13 Não se cuida bem – por exemplo, descuida da saúde ou da aparência.

14 Adia as coisas a ponto de criar problemas.

15 Bem lá no fundo, percebe que existe algo importante que precisa mudar, mas não se sente com coragem para enfrentá-lo.

16 Sente que há sonhos e desejos irrealizados ou algo “ que deveria fazer” pesando em sua mente.

17 Impede-se de se interessar ardentemente por alguma coisa ou de participar de atividades das quais gostaria de tomar parte.

18 Há algo que secretamente deseja fazer, mas não se permite.

19 Tem a sensação de que tem que aturar um compromisso grande demais, tal como um trabalho de que não gosta, em lugar de seguir o que lhe interessa profundamente.

20 Você mora ou trabalha ao lado de alguém que não gosta de você ou não o trata com respeito.

21 Outras pessoas o consideram cínico, crítico ou negativo.

22 Passa muito tempo só ou tem poucos amigos íntimos.

23 Sente-se incompreendido com frequência, ou sente-se diferente da maioria das pessoas de uma forma que o incomoda.

24 Evita sair de casa a não ser que tenha que fazê-lo.

25 Sente-se aprisionado pelas circunstâncias da vida e que há pouca coisa, ou nada, que você possa fazer.

26 Sofre de baixa autoestima ou é pouco confiante, o que o impede de fazer muitas coisas.

Contagem de pontos

A quantas questões você respondeu sim :_______

5 – 7

Talvez você esteja sofrendo de uma depressão leve ou moderada. É muito importante entender e avaliar os motivos, para que isso não continue assim. Talvez você deva dar a si mesmo uma força para sair da situação. Pode ser algo como uma viagem, uma mudança de ambiente ou de circunstâncias, ou abandonar alguma coisa a que não deseja continuar preso. Se acha que entendeu as causas e se sente capaz de enfrentá-las com o tempo, então não é nada sério.

7 – 1 2

É provável que você sofra de depressão moderada, mesmo que não o perceba. (Às vezes as pessoas se acostumam tanto com a situação que não percebem que há algo errado.) É muito importante buscar alguma ajuda – do seu médico, por exemplo, de um bom amigo ou de um terapeuta bem escolhido, para começar a enfrentar a depressão. Se você a ignorar, ela não vai passar.

Acima de 12

Essa contagem é um sinal de depressão que vai de moderada a grave. É importante começar a enfrentar os problemas que o impedem de sentir-se realizado. É possível que você esteja severamente deprimido e tenha perdido a esperança de que algo possa melhorar em determinadas áreas de sua vida. Mas você não estaria lendo este livro se não tivesse esperança alguma, portanto é importante que encontre alguém para ajudá-lo a olhar as coisas com novos olhos.

 

Enfrente a depressão passo a passo

 

Se está deprimido, esta é a primeira coisa a fazer para enfrentá-la.

Pergunte a si mesmo quais as cinco coisas que você pode fazer e que o fariam sentir-se um pouco melhor – hoje, amanhã, depois de amanhã até a próxima semana.

Que sejam só coisas pequenas, como preparar um jantar delicioso para você mesmo, marcar uma sessão de massagem ou marcar um encontro com um amigo de verdade. São passos pequenos, mas são o começo de uma nova jornada.

O que vale é o simples fato de tentar ajudar-se a sair da depressão. Você terá que ser paciente e compreensivo consigo mesmo. Não deve ser autopunitivo, descuidar-se ou ser autocrítico. Isso não ajuda em nada.

1, 2, 3, 4, 5

Agora examine-se para checar se está sabotando a si mesmo. Anote cinco razões que você tem para não poder ou não ser capaz de pôr em prática essas sugestões por pelo menos cinco dias. Depois de anotá-las, examine-as bem. Quem ou o que poderia ajudá-lo a vencer esses obstáculos?

1, 2, 3, 4, 5

Dê uma chance a você mesmo. Você merece uma vida melhor, mais realizada, mas, infelizmente, você é a única pessoa que pode dar esses pequenos passos iniciais para que tudo isso aconteça.

O que a depressão está lhe dizendo?

 

Em psicoterapia, diz-se que um sintoma contém a semente da cura. Ninguém se deprime sem que haja uma boa razão para isso. Quando as serpentes perdem a pele, diz-se que elas se recolhem e ficam irritadas. Os sintomas da depressão são um meio de forçá-lo a se descartar da velha pele para revelar a vida nova que existe sob ela. A depressão é um aviso de que você precisa encontrar uma nova maneira de agir. Ás vezes uma parte de nós sabe disso, mas temos medo de seguir adiante porque isso implica mudanças, estresse e rompimento. Imagine que isso é uma verdade no seu caso:

O que isso quer dizer?

Quais são os sonhos, desejos e ambições que você abandonou?

Você vem tentando suprimir uma parte da sua vida?

O que lhe acontecerá se não for fiel a si mesmo e deixar que os outros tomem as decisões em seu lugar ou o influenciem, mesmo que não conheçam uma história de vida que é só sua?

Ver também o Post: 

One thought on “Questionário depressão