Planejamento de Metas

Também conhecida como 5W2H. É uma ferramenta de gestão inventada no Japão para facilitar o planejamento de qualquer atividade. Essa ferramenta foi aplicada primeiramente em sistemas de gestão da qualidade, visando facilitar o planejamento de melhorias dentro das empresas.

Contudo, por sua amplitude de aplicação, o 5W2H é usado atualmente em situações bastante diversas, que vão desde programar uma viagem até o planejamento estratégico de um negócio, contribuindo assim para que todos os envolvidos entendam com clareza quais são os passos a serem seguidos, quem são os responsáveis por cada etapa e quando cada atividade deve ser concluída.

Mas, o que significa 5W2H? Vamos entender o que são os 5W e os 2H.

Eles são nada mais do que as iniciais, em inglês, de sete palavras-chave para o desenvolvimento do método: What (O que), Why (Porque), Where (Onde), When (quando), Who (Quem), How (Como) e How Much (Quanto).

A partir dessas simples palavras serão elaboradas perguntas que servirão de base para a aplicação do método. O objetivo central da ferramenta é, a partir das perguntas, encontrar respostas que definam com clareza, simplicidade e objetividade de todos os dados fundamentais do projeto.

Aqui, acrescentou-se mais 2 elementos na tabela 5W2H original, os elementos limitantes que podem prejudicar o andamento da tarefa e os Recursos que incluem material (não de valor) e Emocionais.  

Por que usar o 5W2H?

A facilidade de montar uma matriz 5W2H e a clareza dos elementos que a compõem são os grandes atrativos dessa ferramenta. Você não precisa de absolutamente nenhum recurso de alto custo, podendo inclusive montá-la no papel, em uma planilha de Excel ou com a ajuda de um software de gestão de projetos que ofereça o recurso.