Perfis de um empreendedor bem sucedido

Empreendedorismo é muito falado nos dias de hoje, mas você tem o que é preciso para ser um empreendedor de sucesso?

Muitos dos traços de personalidade necessários para ter sucesso em um empreendimento são bem conhecidos como trabalhar arduamente, apetite por risco, integridade, competitividade, mentalidade orientada para o crescimento, desenvoltura. No entanto, existem outras características sutis, menos faladas, que são igualmente importantes para ter sucesso em um mundo empresarial muito competitivo e lançamos alguma luz sobre elas aqui.

 

Empreendedores de sucesso não tem medo

Todos os empreendedores de sucesso são destemidos. Não sentem medo do fracasso. Os empreendedores sabem que isso é um obstáculo necessário para o aprendizado. Eles enfrentam isto, abraçam isto e por final entendem que agora isso faz parte da zona de conforto.

Empreendedores bem sucedidos são perceptivos

É preciso muita consciência e bom senso para identificar uma oportunidade de negócio viável e descobrir como ela pode ser transformada em um modelo de negócios de alto crescimento. Empreendedores são, portanto, indivíduos extremamente perspicazes que podem prever o potencial ao resolver um problema que eles mesmos identificam ou as que são relatadas por alguém ao seu redor. Essas mesmas percepções também servem para alimentar sua paixão. Os empreendedores usam seus suas percepções para sonhar ainda mais e criar uma visão que os guie pelo resto de sua jornada empreendedora.

 

Empresários de sucesso são informados

Depois de identificar uma oportunidade de negócio viável, os empreendedores precisam acumular inteligência sobre seu empreendimento. Sobre o tamanho do mercado, preferências e comportamento do cliente, cenário competitivo, opções de preços, tomadores de decisão e principais influenciadores no mercado, bem como possíveis clientes, potenciais parceiros, opções de distribuição, cenário real e os imaginários, etc. Todas essas coisas precisam ser conhecidas e entendidas para se ter sucesso.

Empreendedores de sucesso são carismáticos

Os empreendedores precisam ser carismáticos. É preciso muito poder de atração para convencer sócios, fundadores, funcionários, fornecedores, etc. Os empreendedores não são necessariamente os mais articulados e desinibidos em um ambiente público, mas são muito bons comunicadores e muito apaixonados por sua visão. Os bons precisam aprender a se conectar com as pessoas e inter-relacionar com sua paixão, energia e visão do futuro.

 

Empreendedores bem sucedidos são engenhosos

O crescimento de um negócio também requer desenvoltura. Não apenas para construir uma equipe, mas também para alcançar investidores, parceiros e clientes. Uma boa rede de contatos é um dos ativos mais cruciais de um empreendedor para alavancar. Um empreendedor terá que entrar em contato também com seus amigos e sua rede familiar. Ele precisará ter uma rede profissional para recrutar bons talentos. Ele precisará ter conhecimento sobre ferramentas e recursos necessários para seu empreendimento. Ele vai alavancar seus contatos para aproximar parceiros de negócios e investidores para a startup. Um empreendedor está constantemente lutando contra incêndios e improvisando e tirando o melhor proveito de todas as situações.

 

Empreendedores de sucesso são tenazes

Empresas de alto crescimento exigem administradores obstinados, com nervos de aço. Precisam de um planejamento meticuloso, precisam de líderes que tenham a capacidade de reagir rapidamente e se adaptar ao feedback constante do mercado, precisam saber lidar com altos e baixos e também os muitos baixos. Bons empreendedores têm a tenacidade de absorver todos os choques e proteger o resto da organização dos solavancos dessa jornada.

 

Empreendedores bem sucedidos são pacientes

Construir um negócio não é o mesmo que construir um produto. Os produtos podem ser construídos em semanas ou meses usando muitas ferramentas e estruturas lógicas e de marketing, mas as empresas são criadas ao longo de anos, sem exceção necessitando de muita paciência. Os empreendedores bem sucedidos são mais parecidos com os jogadores de xadrez e pensam e agem a longo prazo. É fundamental para um bom líder estar ciente da necessidade de perseverar e de se adaptar.

É preciso ter ambição (o que é diferente de ganância).

Sem ambição, ou seja, uma grande fome de crescer, não conseguimos engolir por muito tempo a quantidade enorme de desafios que acontecem todos os dias no mundo dos negócios.

70% de seu tempo direcionado à Vendas.

Se pelo menos 70% de seu tempo não estiver direcionado à venda de seu produto, seja pessoalmente ou através de uma equipe, significa que você perdeu o seu foco.

 

Reconheça os melhores.

Funcionários que não cumprem metas e não entregam resultados devem ser ajudados. Não correspondendo, devem ser substituídos por colaboradores mais comprometidos e competentes.


Você, pequeno empreendedor, homens e mulheres corajosos que sonham com um futuro melhor são os grandes heróis nacionais.

Sua coragem, ambição e vontade de trabalhar é que constroem o país, mesmo em meio a tantos desafios causados pelos burocratas que, além de não produzirem nada, atrapalham.

Eu apoio o empreendedorismo porque o Brasil precisa de mais empreendedores. Sem eles, o emprego cai, a arrecadação cai e o país empobrece.

Deixe uma resposta