Os benefícios da gratidão

Inserir para dentro de nós o sentimento de gratidão verdadeira faz um grande bem para a nossa saúde física, mental e emocional quando sentimos felicidade ao expressar gratidão por tudo o que temos ao invés de reclamar por tudo que não temos. Quer seja agradecendo a um poder superior, aos amigos, família, colegas ou estranhos, a gratidão tem impactos positivos e duradouros. Estudos comprovaram que aqueles que praticam a gratidão experimentam maiores níveis de alegria, prazer, felicidade e otimismo. Além disso, verificou-se que 88 por cento dos profissionais que expressam gratidão para com os seus colegas de trabalho relatam se sentirem mais felizes e realizados. A gratidão tem grandes impactos positivos sobre a felicidade.

Dividi os benefícios da gratidão em 5 grupos para ter uma percepção de todos os âmbitos que ela pode ajudar.

  1. Benefícios emocionais
  2. Benefícios sociais
  3. Benefícios de personalidade
  4. Benefícios de carreira
  5. Benefícios para a saúde

A – Gratidão e benefícios emocionais

 

A prática da gratidão é conhecida por melhorar muito nossas emoções e saúde emocional ( e até mesmo a física). As pesquisas demonstraram que uma “atitude de gratidão” regular pode:

  1. Tornarmos mais felizes

Basta registar no diário durante cinco minutos por dia sobre o que podemos agradecer para você perceber que podemos melhorar a nossa felicidade, a longo prazo, em mais de dez por cento. Acontece que ao notar o que já temos pode nos fazer sentir mais positivos sobre nossas vidas.

Aqueles que prestam atenção ao que é bom em sua vida em vez do que é ruim são mais propensos a se sentir positivos sobre sua vida.

  1. Aumenta o bem-estar psicológico

Possuir um alto nível de gratidão tem um forte impacto positivo no bem-estar psicológico, na autoestima e na melhora da depressão. Basicamente, isso significa que podemos obter os melhores benefícios da gratidão, incorporando gratidão e vivendo verdadeiramente uma vida de gratidão, um estado que podemos obter através da prática e do compromisso regulares.

  1. Melhora de nossas emoções positivas e menos inveja.

Sentir se gratos todos os dias, deixam de lado algumas invejas que podemos sentir. Várias pesquisas mostraram que a gratidão reduz a inveja, facilita e faz fluir emoções positivas e nos tornam mais resilientes. Afinal, se estamos gratos pelo que temos, não existe lugar para a inveja alojar.

  1. Aumenta a nossa autoestima

A gratidão pode ajudar a se sentir melhor sobre suas relações pessoais e interpessoais e suas formas de enxergar o que te rodeia e a forma que você vê o mundo. Isso pode levar a você sentir-se melhor em relação a si mesmo.

  1. É mais difícil sentir depressão.

Um estudo sobre os efeitos da gratidão sobre a depressão mostrou que a gratidão é um fator protetor quando se trata de pensamentos suicidas em indivíduos estressados ​​e deprimidos. Melhorar a nossa prática de gratidão pode ajudar a nos proteger quando estamos nos sentindo mais fracos mesmo que necessariamente não tenha pensamentos suicidas.

B – Gratidão e Benefícios Sociais

 

Sabemos que a gratidão nos tornam pessoas muito mais equilibradas emocionalmente, mais felizes e mais positivas. Faz sentido, então, que todos esses efeitos positivos também resultem em benefícios sociais. Afinal, pessoas felizes e saudáveis ​​são muito mais divertidas para estar e ter por perto.

Em relação aos benefícios sociais, a prática de gratidão pode:

  1. Melhora nossas relações

Aqueles que estão mais agradecidos têm acesso a uma rede social mais ampla, mais amigos e melhores relações e relacionamentos. Isso acontece devido ao efeito da gratidão em relação a confiança social e a apreciação mútuo que se cria uns aos outros.

  1. Melhora nossos relacionamentos românticos

Um estudo recente encontrou evidências de que ao expressar gratidão às pessoas próximas e importantes do parceiro, resulta em melhor qualidade no próprio relacionamento. Mostrar a nossa gratidão aos entes queridos é uma ótima maneira de fazer sentir se bem e melhora o relacionamento em geral.

  1. Melhora nossas amizades

Semelhante aos efeitos da gratidão nos relacionamentos românticos, expressar gratidão aos nossos amigos pode melhorar ainda mais as nossas amizades. Aqueles que comunicam sua gratidão aos seus amigos são mais propensos a se relacionar e trabalhar com mais empatia com seus amigos e têm uma percepção mais positiva deles e vice versa.

  1. Aumenta o suporte social

Aqueles que sentem mais agradecidos também conseguem ter mais apoio social. É do mesmo estudo que confirmou que uma maior gratidão também leva a níveis mais baixos de estresse e depressão, sugerindo que a gratidão não só ajuda você a obter o apoio social quando você mais precisa, mas também diminui muito a necessidade de se recorrer a esse mesmo apoio social. Por isso melhore a gratidão em relação a suas amizades mais importantes.

  1. Fortalece as relações familiares nos momentos de estresse

Pessoas com gratidão que são capazes de encontrar os aspectos positivos em suas vidas, ao contrário de quem tem ansiedade e depressão, podem lidar mais facilmente com situações difíceis, como doenças graves na família ou problemas familiares.

C- Gratidão e Benefícios da Personalidade

 

Além dos benefícios sociais e emocionais que a gratidão pode proporcionar a prática regular e a “atitude de gratidão” em geral podem afetar sua personalidade. Aqui estão algumas das coisas que a gratidão afeta na sua personalidade:

  1. Faz sermos e sentir pessoas muito mais otimistas

Mostrar a nossa gratidão não só ajudam os outros a se sentir mais positivos, mas também nos faz pensar de forma mais positiva. O que significa que, quanto mais pensamos sobre o que agradecemos, mais nós agradecemos e sentimos agradecidos. Isso tudo resulta no sentimento de otimismo, inerente a ter felicidade.

  1. Aumenta o nosso espiritualismo

Se você está se sentindo um pouco “profano” ou se sentindo perdido espiritualmente, praticar gratidão pode ajudá-lo a sair da sua “falsa” espiritualidade. Quanto mais espiritual você for, mais provável que seja grato e vice-versa.

  1. Nos faz menos egocêntrico.

Outro benefício para nós e para os outros é que a gratidão pode diminuir o nosso egocentrismo. Algumas experiências mostraram que promovendo a gratidão, nos participantes (dessa experiência), os tornam mais propensos a compartilhar com os outros, mesmo à custa de si mesmos, e mesmo que o recebedor da generosidade (ou da bondade) fosse um estranho.

  1. Tornamos menos materialista

Não surpreendentemente, aqueles que são os mais agradecidos também tendem a serem menos materialistas, provavelmente porque as pessoas que apreciam o que já têm são menos propensas a se consertar na obtenção de mais. Provavelmente também não é uma surpresa saber que aqueles que são gratos e menos materialistas gozam de maior satisfação e alegria na vida.

  1. Melhora o otimismo em relação a soluções.

Um estudo sobre os efeitos da gratidão sobre a afetividade positiva e otimismo, descobriu que, ter uma atitude de gratidão resultou em maiores propensões em relação à positividade e uma capacidade expandida de felicidade e otimismo, mesmo nas piores situações onde é necessário encontrar uma solução cabível e realista.

D – Gratidão e benefícios de carreira, profissão e trabalho.

 

A gratidão no local de trabalho mostrou que oferece muitos benefícios, tanto para empregadores quanto para funcionários. É claro que muitos dos benefícios sociais, emocionais e de personalidade de uma gratidão correlacionam-se e beneficiam também a vida profissional, mas alguns efeitos são observados principalmente no dia a dia do trabalho.

No local de trabalho, a gratidão pode:

  1. Fazer-nos gerentes mais eficazes

A pesquisa mostrou que a prática de gratidão aumenta em muito suas habilidades gerenciais, aprimorando suas capacidades de elogio e motivação, como um mentor e como um guia aos funcionários que você gerencia.

  1. Reduz a impaciência e melhorar a tomada de decisões

Aqueles que são mais gratos do que outros também são menos propensos a ser impacientes durante a tomada de decisões, levando a melhores decisões e menos pressão do desejo de retorno imediato ou resultado de curto prazo. Como qualquer um que já tenha trabalhado em um emprego estressante, sabe se que as decisões tomadas para satisfazer os desejos de curto prazo raramente oferecem resultados de trabalho positivos ou um impulso para sua carreira.

  1. Ajuda a encontrar um significado em nosso trabalho

Aqueles que acham significado e propósito em seu trabalho são muitas vezes mais eficazes e mais bem sucedidos ao longo de sua carreira. A gratidão é um fator que pode ajudar as pessoas a encontrar o significado em seu trabalho, além de potencializar seus pontos fortes, emoções positivas, atitudes, esperança e ajuda a encontrar seu verdadeiro propósito.

  1. Inserir e se situar no local de trabalho

A pesquisa descobriu que a gratidão e o respeito no local de trabalho podem ajudar os funcionários a se sentir inseridos em sua organização ou aceitos e valorizados. Isso é importante, por exemplo, nos estágios iniciais de uma carreira, quando os novos funcionários ainda estão encontrando seu caminho e estão menos propensos a obter o respeito por seus colegas mais velhos ou mais experientes.

  1. Melhora a saúde mental relacionada ao trabalho e reduz o estresse

Inserir a verdadeira gratidão no trabalho pode ter um impacto significativo na saúde mental, estresse e volume de negócios da equipe. Em uma pesquisa rigorosa dos efeitos da gratidão sobre o estresse e os sintomas depressivos na equipe do hospital, os pesquisadores descobriram que os participantes aleatoriamente atribuídos ao grupo de gratidão relataram menos sintomas depressivos e estresse. Encontrar coisas para agradecer no trabalho, mesmo em empregos estressantes, pode ajudar a proteger a equipe dos efeitos colaterais negativos de seu trabalho.

E – Gratidão e Saúde Física

 

Também há ampla evidência de que a gratidão na prática pode melhorar a sua saúde física, além de ajudá-lo a equilibrar suas emoções, melhorar seus relacionamentos e impulsionar sua carreira.

Por exemplo, foi demonstrado que a gratidão pode:

  1. Ajuda na regeneração de seu corpo.

Você sabia que a cada três meses todas as células do seu corpo são substituídas por novas células? Estudos comprovam que pensamentos positivos facilitam o processo de recuperação e regeneração do corpo em várias doenças, como úlceras, presença de células cancerígenas, lesões musculares e de nervos periféricos. Agradecer ao que tem ajuda a manter seu corpo em perfeito estado!

  1. Reduza a pressão arterial

Os pacientes com hipertensão que “contam suas bênçãos” pelo menos uma vez por semana experimentaram uma diminuição significativa da pressão arterial, resultando em melhor saúde geral.

  1. Melhora seu sono

Uma injeção de gratidão de duas semanas aumentou a qualidade do sono e reduziu a pressão arterial nos participantes, levando ao melhoramento do bem-estar. Se você está tendo problemas para dormir ou apenas acordando e sentindo-se cansado, experimente um rápido exercício de gratidão antes de dormir – isso poderia fazer a diferença entre acordar “grogue” e excelente pela manhã.

  1. Aumenta a sua frequência de exercício.

É verdade: ser grato pode ajudá-lo a se exercitar. Pode não ser um plano muito eficaz de “super hiper perda rápida de peso”, mas foi demonstrado que os participantes do estudo que praticavam gratidão regularmente por 11 semanas eram muito mais propensos a se exercitar ou iniciar uma do que aqueles do grupo sem controle.

  1. Melhore sua saúde física geral

As evidências da pesquisa mostram que as pessoas mais agradecidas, tanto homem ou mulher, têm uma melhor saúde física assim como a saúde psicológica. Aparentemente, as pessoas gratas são pessoas saudáveis!

O papel da gratidão nas recuperações.

 

Além de melhorar meramente a saúde física, gratidão também ajuda a recuperação de várias condições e diagnósticos. Se a questão é o abuso de substâncias ou uma doença física, a gratidão pode ser capaz de ajudar aqueles que estão sofrendo a assumir o controle de suas vidas e ficar bem novamente.

Nestes casos, a Gratidão pode:

  1. Ajudar as pessoas a se recuperar do uso indevido de substâncias

Pesquisadores e programas de dependência perceberam que a gratidão pode desempenhar um papel fundamental na recuperação de abuso ou uso indevido de substâncias. Ainda na fase de conclusão do experimento, provavelmente ajuda permitindo o desenvolvimento de forças e outros recursos pessoais que esses indivíduos recorrem na sua jornada para uma vida mais saudável.

  1. Melhorar a recuperação de eventos de saúde coronária

Um estudo da Harvard Medical School e do Massachusetts General Hospital descobriu que os pacientes com síndrome coronariana aguda experimentaram maiores melhorias na qualidade de vida relacionada à saúde e maiores reduções na depressão e ansiedade quando se aproximaram da recuperação com gratidão e otimismo.

  1. Facilita a recuperação de pessoas com depressão.

Um estudo de caso de uma mulher com depressão revelou que a adoção de ensinamentos e práticas budistas, com forte ênfase na utilização da gratidão como ferramenta de recuperação, a ajudou a curar. Iniciou-se então inúmeras pesquisas, isso deve ser tomado ainda como um grão de areia, mas também há muitas evidências de que técnicas e exercícios tirados de ensinamentos budistas da gratidão podem ter benefícios profundos para aqueles que os praticam regularmente.

Observação: Falei muito em pesquisas neste artigo, só queria salientar que as mencionadas referem a vários artigos acadêmicos sobre Psicologia Positiva e a Ciência da Felicidade de Harvard.  É um dos cursos mais procurados dessa faculdade.

Agradecimentos: Obrigado ao site Pixabay, o que eu seria sem as suas imagens… O meu site não teria imagens..
https://pixabay.com/pt/