Esforço

Você já deve ter reparado que as iniciais das palavras acima resultam na sigla MAISS. Essa abreviatura vai servir para lembrar o contexto deste capítulo e mais adiante utilizar em sua vida como botões de start e entusiasmo. Estes botões servem como uma ajuda, um apoio, um incentivo, um algo a mais para continuar a se mover e concluir o ciclo de adicionar, tornar se um hábito, atitude e valores.

Mas em breve, explicarei melhor. Por ora, continuemos com as definições preliminares para saber o que são antes de usar. Até esse momento, o que foi apresentado são mais conceitos do que a prática em si e do quê temos dentro de nós.

Neste capítulo, falaremos de itens que você pode colocar para dentro de si (MAISS), isto é, introduzir em sua vida para impulsionar a você chegar mais longe com muito mais otimismo, força e garra.

Vamos começar com a motivação. Intuitivamente, sabemos o que é. Motivos para a ação, um incentivo, um encorajamento, pensamentos que estimulam, impulsionam e que nos animam.

A motivação é uma ação que exige que você faça com amor. E também se entusiasme para agir em busca do que quer. Aprender, crescer e vivenciar o que quer, pode te trazer ansiedade, medo, apreensão e dúvidas, mas você não seria um ser humano se não sentisse isso. É normal, mas muitas vezes você pode ser dominado por esses sentimentos. Para ir além, é necessário apertar esse botão, dar um sentido, um significado do por que você deve continuar para que ele gere um valor maior para você.

O assunto motivação é muito amplo, tem a ver com desenvolvimento dos pensamentos, da espiritualidade (fé), do físico ao emocional. Mas uma coisa é certa: a motivação vem de dentro para fora por isso não vai adiantar esperar passivamente que fatores externos despertem a sua motivação. Ela necessariamente tem que vir de dentro de você para realmente funcionar.

A inicial A de adição significa neste livro, acrescentar algo para dentro de si.

Quando você não conseguir pensar em dar um significado forte ou um valor importante no momento, mas é preciso e você quer continuar em frente, use este botão para acrescentar algo dentro de si porque é simplesmente algo de positivo.

A única coisa que você tem que prestar atenção é se essa adição te ajuda e leva ao caminho aonde você quer chegar.

Pode ser um complemento, um reforço. No geral, entende se o botão de Adição por somar, acrescentar, aumentar, incluir, inserir, ampliar ou continuar a própria adição de algo de bom de um dos botões que você já está usando em sua vida para prosseguir em frente.

O inspirar neste livro significa sonhar, idealizar, imaginar, querer, ansiar, desejar e evocar (emanar) algo de especial. É um pouco diferente do significado como um momento de inspiração que tem o sentido de criação e lampejo.

Aqui, inspirar possui além dos significados acima, outra com duas ideias importantes. A primeira ideia é se inspirar em alguém e a outra é ser uma pessoa inspirado, tão inspirado que é capaz de até inspirar os outros (inspirador) a fazer o mesmo.

Inspirar-se é ser uma pessoa com sonhos ou um ideal para fazer algo que deseja que foi inspirada por alguém inspirador. E ser inspirador é uma pessoa tão inspirada que é capaz de fazer os outros sonharem ou terem um ideal para fazerem algo que desejam através de suas qualidades, transmitindo algo de bom, guiando e iluminando seus caminhos.

Fazendo uma pequena ressalva, você também deve ter notado, há pessoas que só criticam os outros e terminam sentindo certo tipo de inveja dos que inspiram ou principalmente dos que são inspiradores. Seja sempre inspirador ou os que são inspirados a fazer, a aprender, a querer mais da vida. Tenha um sonho, um ideal, uma meta, um caminho a percorrer.

Aperte este botão e se inspire para continuar em frente ao ponto em que você quer chegar, ou seja, inspirador para seu filho, marido, esposa, pai, mãe, irmãos, amigos.

A primeira letra S do MAISS, superar significa ultrapassar limites, vencer, conquistar, dominar, empenhar, solucionar, suplantar. É ir ao fundo de si e ressignificar os limites para seguir em frente, colocando esse limite em outro nível mais elevado para buscar mais de si, mesmo que seja necessária uma força interna descomunal ou uma descarga de adrenalina. Não importa se é algo muito desconfortável, que faça você sair da zona de conforto. O importante é conseguir ultrapassar os seus limites.

E por último a outra letra S de simplificar. A vida é mais simples e pode ser sim, bem mais simples do que aparenta. Temos a mania de questionar quando a resolução é muito simples então preferimos complicar.

Quando pensamos muito, querendo aprofundar demais da conta, querendo fazer tudo de uma vez sem uma organização e planejamento. É necessário simplificar as ideias, o pensamento ou a vida e organizar, sistematizar quando necessário e trabalhar em etapas.

Dividir e simplificar um objetivo grande em pequenos objetivos para que na junção destes pequenos virem uma conquista.

Dividir e solucionar muitos problemas e ir focando e resolvendo um a um e deixar de lado o que não pode ser resolvido no momento.

Neste livro, o simplificar terá o sentido de facilitar, descomplicar, tornar a vida mais homogênea, acessível e compreensível.

Abaixo, identifique em si o que te motiva, o que você pode acrescentar ou adicionar, inspirar, superar. E lembrar de como você pode simplificar quando começar a se complicar ou dificultar.