Empoderamento

É a ideia de dar às pessoas a liberdade, o poder e a informação que lhes permitem a tomada de decisões e a participação ativa, abrindo mão do controle centralizado. É tomar as rédeas de sua própria vida, de sua própria história, ser o ator principal. Empoderar-se é ser você  mesmo, com autoconhecimento e autoconfiança.

Desempenho

O que você entende por desempenho? Alto Desempenho? Faz sentido para você ter uma equipe de alto desempenho? Viver o alto desempenho? Fale um pouquinho sobre isso.

Faz sentido para você ter alto desempenho junto com as pessoas que você ama, dentro de sua família? Como está seu relacionamento com as pessoas próximas de você? Você diria que tem um bom desempenho familiar ou não?

Como seriam boas atitudes em direção da melhoria de desempenho e viver a essência de alta performance? Ao refletirmos e falar sobre desempenho e buscar mensurar uma auto avaliação do seu desempenho, numa escala de 0 a 10, onde 10 é o máximo da possibilidade do desempenho. Que nota você dá para seu desempenho como líder, amigo,  aglutinador, família?

Qual sua explicação e entendimento com relação a sua nota? Por que você se deu essa nota? Como você confirma esta nota lembrando de suas ações no dia a dia? Fale sobre isso.

 

Humor

Podemos dizer que humor é um estado de alma, um estado de ser e estar feliz a maior parte do tempo. Humor tem relação com programação mental positiva, predisposição para buscar aprendizado e conhecimento em todas as coisas e acontecimentos de nossas vidas, até mesmo o que parece ser ruim, pode ter uma conotação e um entendimento de aprendizado e superação. Estar com bom humor significa irradiar harmonia por onde você passa.

O que você pode dizer a mais sobre humor? O que é humor para você? Você acredita que ter bom humor é importante para seu dia a dia? Você é capaz de fazer um paralelo estreito entre humor e desempenho? No seu ponto de vista fica mais fácil de viver a vida e atingir resultados e objetivos com bom humor?

Você acredita que seu humor é alterado nos diferentes ambientes onde está inserido? Em casa e no trabalho sua energia, foco e humor são iguais ou tem diferença? A que fatores internos e externos você atribui esta mudança de humor nos diferentes contextos que você vive? Na intenção de mensurar o humor em nossas vidas, e o impacto que este fato tem em nosso desempenho, usando uma escala de 0 a 10, que nota você dá para seu humor cotidianamente?

Qual sua explicação e entendimento com relação a sua nota? Por que você se deu essa nota? Como você confirma esta nota lembrando-se de suas ações no dia a dia? Fale sobre isso.

 

Capacidade técnica

Podemos dizer que capacidade técnica se refere ao nível de conhecimento técnico e científico e habilidades que você tem em relação aos seus papéis no mundo, suas funções e trabalho. Assim, lembrando de todas as funções e papéis que você tem no universo, funções no trabalho e papéis como profissional, pai, filho, irmão, tio, filho de Deus, amigo, parente, conhecido. Que nota você atribui, numa escala de 0 a 10, no nível de seu conhecimento em todos os contextos que você está inserido?

Qual sua explicação e entendimento com relação a sua nota? Por que você se deu essa nota? Como você confirma esta nota lembrando-se de suas ações no dia a dia? Fale sobre isso.

 

Suas relações interpessoais

O tempo todo temos uma voz interna trabalhando e conversando conosco. Temos uma voz interior, um jogo interno, todo o tempo que vivemos, é o nosso Self 1 e Self 2 que se expressa em nós. Qual é a qualidade do seu diálogo interno no seu dia a dia? Você presta atenção nas mensagens internas que você traz para você a cada segundo?

Qual é o seu nível de amizade com você mesmo? Verdadeiramente acreditamos que a relação que conseguimos ter conosco mesmo tem impacto direto na relação que temos com as outras pessoas. Quando dizemos que temos um bom diálogo interno, uma conversa dos selfs harmoniosa, podemos dizer que temos uma possibilidade muito grande de nos relacionar melhor com as outras pessoas. Você concorda com essa afirmação, isso faz sentido para você? Explique um pouquinho sobre o que você entende e comunga desta realidade interna.

Relações Interpessoais diz respeito ao modo como as pessoas, que de alguma forma estão ligadas a nós, têm interferência sobre nós. Ao avaliarmos e refletirmos sobre a relação interna e externa, numa escala de 0 a 10, que nota você dá para seu nível de satisfação e qualidade nas suas relações interpessoais?

Qual sua explicação e entendimento com relação a sua nota? Por que você se deu essa nota? Como você confirma esta nota lembrando-se de suas ações no dia a dia? Fale sobre isso.

 

Motivação

Podemos dizer que MOTIVAÇÃO é a força que habita em nós, capaz de dar a energia suficiente para você dar sentido a vida e influenciar outras pessoas a também terem resultados extraordinários.

Motivação é energização, é satisfação de viver a vida, é o centramento de encontrar em si mesmo forças, crenças e valores que nos dão o prazer de viver a vida feliz. Motivar é se energizar para energizar o outro. É um grande valor, pois faz você “girar a sua roda” e ter congruência no prazer de viver a vida motivado e feliz. Numa escala de 0 a 10, que nota você dá?

Qual sua explicação e entendimento com relação a sua nota? Por que você se deu essa nota? Como você confirma esta nota lembrando-se de suas ações no dia a dia. Fale sobre isso.

 

Adequação

A capacidade que temos de nos adequar aos diferentes contextos congruentes ou adversos é proporcional ao tamanho de nossa adequação. Ser especialista em Rapport de você mesmo e de levar esta empatia ao outro está ligado à qualidade e efetividade de nossa adequação.

O poder e maestria de poder se adequar nos diferentes contextos de congruência e adversidade certamente é um poder para o Ser Humano. O quanto você acredita que suas crenças e valores lhe ajudam ou atrapalham no quesito adequação?

Estar aberto e receptivo para se adequar e adaptar em diferentes situações, realidades e contextos certamente lhe dará excelente desempenho, alta performance. Numa escala de 0 a 10, que nota você dá?

Qual sua explicação e entendimento com relação a sua nota? Por que você se deu essa nota? Como você confirma esta nota lembrando-se de suas ações no dia a dia? Fale sobre isso.

 

Mecanismos anti-estresse

O excesso de trabalho, inúmeras metas e objetivos a serem alcançados, medos e cobranças cada vez maiores do meio onde vivemos eleva em muito nossa adrenalina e isso provoca uma instabilidade interna, acarreta descontrole emocional e uma carga de energia muito forte, isso tudo pode nos levar ao estresse.

Como você lida com suas funções, carga de trabalho, papéis no mundo, medos, cobranças internas e externas? Como você vê sua vida no tempo presente quanto a possibilidade ou realidade de estresse?

O que é estresse para você? Você acredita que ele tem impacto no seu dia a dia?

Que a carga emocional abalada pode ajudar ou atrapalhar sua vida e seus resultados?

Quais mecanismos, formas, interpretações, quais caminhos alternativos você pode ter e utilizar em sua vida como uma fórmula mágica de antistresse? Quais conhecimentos e atitudes você têm para poder viver uma vida sem estresse?

Buscando mensurar esta habilidade ou necessidade de desenvolver estas habilidades, numa escala de 0 a 10 (nota mínima e nota máxima), que nota você daria para sua capacidade atual de conhecer mecanismos e alternativas anti-estresse?

Qual sua explicação e entendimento com relação a sua nota? Por que você se deu essa nota? Como você confirma esta nota lembrando-se de suas ações no dia a dia? Fale sobre isso. E o que mais? O quanto você acredita de 0 a 10, que esta nota que você deu é congruente e real?

 

Compromisso

Mudanças e Melhorias é um processo de estabelecer acordos, de fazer uma parceria, um pacto, num determinado tempo, com dia para começar e terminar, visando acelerar resultados e ter alta performance. Para tudo isso acontecer é necessário você ter um alto índice de comprometimento.

O que é compromisso para você? Qual o nível de compromisso que você tem com sua própria história e sua vida? Qual o compromisso que você tem com seu trabalho? Qual o compromisso que você tem com relação a sua família? E com o seu corpo? E com o seu Deus?

Fale um pouco mais o que você pensa sobre viver com compromisso e ter comprometimento com as funções e resultados de sua vida. E o que mais você pode falar neste sentido?

Numa expectativa então de mensuração do que é subjetivo e sentimento para matemática e métrica, numa escala 0-10, onde, metaforicamente, 0 é o inferno, 5 é a terra e 10 é o céu (metáfora), que nota você dá para seu nível de compromisso em viver sua vida? Qual o comprometimento você vive atualmente com a construção de sua história e de seu legado?

Qual sua explicação e entendimento com relação a sua nota? Por que você se deu essa nota? Como você confirma esta nota lembrando-se de suas ações no dia a dia. Fale sobre isso. E o que mais? O quanto você acredita de 0 a 10, que esta nota que você deu é congruente e real?

 

Abertura para feedbacks

O que é Feedback para você? No seu entendimento, qual é a importância do feedback na comunicação? Você acredita que um bom feedback aproxima as pessoas e as equipes e contribui para alta performance? Fale um pouco mais sobre este assunto. Peço agora permissão para compartilhar alguns entendimentos sobre o Feedback para uma melhor reflexão:

  1. Feedback é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento das equipes e das pessoas. É muito relevante a habilidade de dar uma devolutiva, de gerar reflexão e de ter habilidade de gerar novas ações desse diálogo.
  2. Feedback é ter maestria em comunicação, é procurar ouvir e conversar com os colaboradores e stakeholders, com sua família, porque isso é essencial para entender o funcionamento dos negócios e família, além de ajudar as equipes e as pessoas que você ama na gestão de dificuldades e crises.

Você concorda que o papel do feedback é aprimorar o trabalho de colaboradores, através da busca de aperfeiçoamento, pois é um importante recurso que permite que a pessoa perceba como está sua conduta profissional, onde está acertando e quais os pontos onde deve melhorar? Ao seu ver como é a melhor forma de se dar um feedback?

Peço novamente permissão para compartilhar três tipos de Feedback, para maior reflexão sobre o assunto:

1-           Feedback Construtivo: consiste na informação sobre o comportamento de um profissional acompanhada de uma sugestão de melhoria.

2-           Feedback Positivo: é dada a informação de que o comportamento do profissional fez com que ele alcançasse os objetivos propostos com assertividade, estimulando-o a prosseguir;

3-           Feedback Negativo: é utilizado quando o profissional não atingiu os resultados esperados, encorajando-o a mudança.

Você concorda com a afirmação de que o feedback ajuda a proporcionar uma melhor comunicação entre as pessoas e gera mais confiança e dedicação no trabalho por parte de líderes, gestores e colaboradores.

Faça seus comentários neste sentido. O que você pode aumentar deste posicionamento, desta afirmação?

Você acredita que um bom Feedback é capaz de criar um ambiente aberto e seguro para uma extraordinária comunicação e consequentemente melhoria nos relacionamentos e engajamentos? O que você pode me dizer neste sentido?

Ao compartilharmos tantas informações sobre o poder de se dar um bom feedback e suas múltiplas possibilidades de uso, numa expectativa então de mensuração do que é subjetivo e sentimento para matemática e métrica, numa escala de 0 a 10, onde 0 é o inferno, 5 é a terra e 10 é o céu, que nota você dá para seu nível de abertura para dar e receber feedback?

Qual sua explicação e entendimento com relação a sua nota? Por que você se deu essa nota? Como você confirma esta nota lembrando-se de suas ações no dia a dia? Fale sobre isso. E o que mais? O quanto você acredita de 0 a 10, que esta nota que você deu é congruente e real?

 

Resiliência

RESILIÊNCIA significa voltar ao estado normal. É a capacidade que você tem de, na adversidade, voltar ao estado normal o mais rápido possível. Quando após uma situação crítica eu consigo agir de forma comum, com flexibilidade e foco de atenção na solução do impasse. A Resiliência está conectada com sua flexibilidade, abertura, capacidade de dar e receber feedback, do seu eu adaptativo.

Reforçando e lembrando esses conceitos, o que mais você pode dizer sobre o que você entende sobre resiliência? O que mais você pode acreditar sobre sua própria resiliência, sobre sua flexibilidade, adaptabilidade, ousadia de se manter calmo na adversidade. Fale um pouco mais sobre o que você acredita que a resiliência tem impacto na sua vida.

Numa expectativa então de mensuração do que é pensamento subjetivo e percepção transformando para matemática e métrica, numa escala de 0 a 10, em que 0 é o inferno, 5 é a terra e 10 é o céu, que nota que você dá para seu nível de resiliência em sua casa, no seu trabalho e consigo mesmo?

Qual sua explicação e entendimento com relação a sua nota? Por que você se deu essa nota? Como você confirma esta nota lembrando-se de suas ações no dia a dia? Fale sobre isso. E o que mais? O quanto você acredita que esta nota que você deu é congruente e real?

 

Ação – Tarefa (Alavancagem)

Reflita sobre o Empoderamento que você acabou de fazer. Que sentimento você tem ao avaliar e ver seu desenho?

Busque uma das áreas da Auto avaliação para focar uma ação. Escolha uma área que você imagina que vai impactar positivamente em todas as outras. Ou seja, faça a alavancagem de um aspecto, por exemplo, talvez você acredite que trabalhar a Resiliência ou a Abertura para Feedback pode impulsionar todos esses entendimentos e performance.