Emoções

(Exercício para se fazer mentalmente).

As emoções são as respostas orgânicas e fisiológicas a um evento – a uma experiência externa ou uma experiência  imaginária. Podem ser:

  • Agradáveis: Alegria, prazer, felicidade, paz, admiração,
  • Desagradáveis: Temor, ansiedade, tristeza, ira, angústia,

 

Emoções autênticas ou naturais:

  • Agradáveis: Alegria, desfrute e amor.
  • Desagradáveis: Raiva, tristeza, medo e aversão.

 

Estados  Emocionais substitutos:

Exemplos: Nostalgia, ansiedade, rancor, ódio, saudade, falsa alegria, angústia, depressão, agressividade, teimosia, inibição, mágoa, culpa,  etc.

 

Como você vivencia as emoções:

  • Expressão
  • Supressão
  • Substituição
  • Dissipação

 

Emoções e estados emocionais  substitutos:

  • Da raiva: ódio, frustração, irritação, ira, ironia, impaciência, rancor, hostilidade, agressividade, indignação, mágoa, ressentimento, ciume, inveja, revolta, aspereza, teimosia, etc.
  • Da tristeza: Angústia, solidão, desesperança, depressão, apatia, melancolia, autopiedade, arrependimento, rejeição, nostalgia, pena, desilusão, desânimo, abandono, mágoa, falsa alegria, entorpecimento, resignação, inutilidade, desvalorização, descuido,
  • Do medo: Ansiedade, temor, cautela, desconfiança, ciume, dúvida, hesitação, covardia, inibição, receio, insegurança, nervosismo, pânico, susto, instabilidade, ceticismo, timidez, tensão, incerteza, preocupação, constrangimento, paralisação, vulnerabilidade,
  • Da alegria: Indiferença, apatia,“meio sorriso”, crítica, ironia, sarcasmo, mania, falsa alegria, culpa, inveja, euforia, otimismo, etc.
  • Do desfrute: insensibilidade, frieza, impaciência, racionalidade, sadismo, masoquismo, ironia, sarcasmo, dor, avidez, compulsão, ânsia, glutonia, manipulação, voracidade, desejo, obsessão, etc.
  • Do amor: Paixão, afeto, platonismo, entorpecimento, indiferença, posse, sentimentalismo, cordialidade, polidez, superproteção, ciume, cuidado, atenção,

 

Os três processos de crescer com as experiências:

  1. Aprendizagem
  2. Compreensão
  3. Aceitação

 

Quando esses processos não acontecem em plenitude, as emoções negativas ficam  retidas na memória.

 

Como dissipar estados emocionais:

  1. “Pense numa lembrança, circunstância ou situação desagradável. Foque o sentimento que você tem agora.
  2. “Aceite e permita que o sentimento esteja aí.”
  3. “Está bem para você, deixar esse sentimento ir embora?”
  4. Se você pudesse, você faria isso?”
  5. “Quando?”
  6. “De novo, quando?”
  7. “Mais uma vez, quando?”
  8. “Focalize o que ficou. O sentimento ainda está aí?”

(Em caso afirmativo, vá até o passo 2. Em caso negativo, focalize outra situação retornando ao passo 1)

Estados Emocionais a dissipar

  • Raivas
  • Tristezas
  • Medos
  • Culpas
  • Mágoas
  • Orgulho