Crescimento Pessoal

O que significa crescimento pessoal? É um processo vitalício de desenvolvimento psicológico, físico, social e espiritual. É um processo ativo de aprendizagem e desenvolvimento de novas habilidades. A beleza do crescimento pessoal reside na sua possibilidade ilimitada de crescimento construindo uma vida extraordinária e plena. E nunca é tarde para começar!

Dar o primeiro passo é algo difícil, mas perseverar é importante. E como podemos começar?

Cresça em seu próprio ritmo em algo que você é apaixonado, não se compare a outros casos de sucesso e comece a apreciar sua própria jornada. Desenhe um caminho que se alinhe com seus valores e necessidades pessoais. Pense em seus interesses e paixões. Se ainda não souber, tente recordar suas memórias de infância, ainda não? O que te dá a alegria em sua vida? Quais são as coisas que você poderia falar por horas? E depois disso, você encontrar a sua paixão, não há problema em ir com calma e não apressar todo o processo.

Você precisa cultivar e desenvolver habilidades não apenas para brilhar em seu local de trabalho, mas também para se tornar um ser humano melhor. E quais seriam essas habilidades para você? Empatia, gratidão, atitudes, resiliência, foco, auto responsabilidade, quais seriam? Pode ser vários também porque o crescimento pessoal é um processo vitalício.

E quais você pode retirar ou melhorar? Por exemplo, se você é atormentado com o esforço do perfeccionismo, é melhor mudar seu foco no progresso que você já fez ao invés de ser perfeito.

Suas habilidades irão melhorar sempre mesmo que lentamente, se você continuar praticando todos os dias. Mude e concentre a sua mentalidade de ser 1% melhor que ontem. Mudanças positivas pequenas, mas contínuas, sempre levarão você até o destino.

E como saber se você está progredindo? Você pode estabelecer metas e marcos ou etapas. Ou documentar em diário escrito a mão ou eletrônico. Perceber as suas rotinas, hábitos e o mais importante disso tudo é descobrir se você apenas está se ocupando ou sendo produtivo. Que são duas coisas completamente diferentes.

Lembre-se de ser específico ao listar a atividade. Por exemplo, ao definir “Malhar 1 hora por dia” é melhor que escrever apenas “Malhar”.

Quem já teve ansiedade, depressão ou outros dificultantes, sabem como é importante cultivar os neurotransmissores da felicidade. Por exemplo: À medida que você avança na sua busca pelo crescimento pessoal, não se esqueça de celebrar as pequenas vitórias ao longo do caminho. Faça coisas agradáveis como desfrutar do seu sorvete favorito, faça um piquenique no parque, faça uma caminhada na praia, vá em frente e se recompense sem sentir qualquer culpa.

A serotonina funciona melhorando seu humor geral, enquanto a dopamina funciona como um motivador que leva você a alcançar seus objetivos. Faça com que esses dois neurotransmissores funcionem a seu favor, com sentimento de orgulho.

Você provavelmente já ouviu o ditado de que você é a média de cinco pessoas com quem você passa mais tempo. Uma pesquisa científica refutou essa teoria, você é, na verdade, a média de todas as pessoas com quem você se cerca. As pessoas ao seu redor desempenham um grande papel em sua jornada para alcançar um crescimento pessoal contínuo, pois afetam direta e subconscientemente suas atitudes e emoções. As pessoas que irradiam vibrações positivas podem oferecer vários benefícios. Além do apoio social que leva você a ser melhor, a positividade deles também.

Encontre a felicidade nas pequenas coisas e tenha  atitudes de gratidão. Mas pode ser difícil apreciar as coisas boas que acontecem em sua vida quando você está tendo dificuldades. Mas ao se enterrar em pensamentos negativos, torna-se quase impossível seguir adiante.

Treine encontrar a felicidade nas pequenas coisas, mesmo que pareça que nada de bom está acontecendo agora e seja grato por isso. Seja no trânsito livre, no clima, um elogio de seu chefe, um delicioso almoço ou carinho de seus bichinhos de estimação, vale a pena agradecer pelos pequenos acontecimentos.

Além disso, você pode começar dizendo “obrigado” aos outros com mais frequência. Expressar gratidão ajuda você a se sentir bem consigo mesmo e com sua vida. E quando você se sentir bem, você será mais motivado a continuar crescendo como pessoa.

Ame-se mais. E o significado mais verdadeiro é seja disciplinado em nutrir seu corpo e sua mente, a alma e o seu espírito com coisas boas. No mais, seja gentil consigo mesmo ao embarcar na busca de seu crescimento e desenvolvimento pessoal. Afinal, é uma jornada vitalícia.

Deixe uma resposta