Com quantos anos você se define

A idade mental difere muito da idade cronológica. Com quantos anos você se define?

Se eu lhe perguntar quantos anos você tem, não tenho dúvidas de que você me daria sua idade cronológica. Mas se eu fizesse essa pergunta de uma maneira diferente, por exemplo, quantos anos você tem por dentro, qual é a idade que você me responderia?

Nossa idade nos define em como reagimos em vários papéis da nossa vida. De oportunidades de trabalho, relacionamentos, segurança, autocontrole, autoimagem, etc…

Mas e a nossa idade cronológica, o que realmente significa? Tudo o que isso significa são os anos em que existimos neste planeta. Qual é realmente o significado e a diferença do dia em que temos 29 anos e 364 dias de idade, e no dia seguinte, quando temos 30 anos de idade?

A idade cronológica não leva em conta o ambiente ou o tempo político e social em que nascemos ou a nossa posição social, as nossas responsabilidades (ou falta delas) ou as muitas outras coisas que moldam a idade que sentimos por dentro, a  nossa idade mental. Isso, no entanto, tem um impacto enorme em nossa autoimagem.

Então, por que não desconsideramos essa maneira antiquada, a cronológica de ver a idade e nos concentrarmos em métodos mais modernos?

Então, “Quantos anos você teria se não soubesse quantos anos tem?”.

Alguns pesquisadores da psicologia positiva acreditam que nossa verdadeira idade não é o número de anos em que existimos, mas uma combinação de onde nos situamos nas três dimensões. Essas três dimensões são descritas como suas idades funcionais e representam sua idade biológica, psicológica e social.

 

Idade Biológica

A idade biológica é a idade do seu corpo, quantos anos ele está se saindo em comparação com quantos anos você tem. Existem maneiras de calcular sua idade biológica, mas geralmente usam instrumentos que só estão disponíveis em consultórios médicos ou em hospitais, como um espirômetro para avaliar a função pulmonar e testes para determinar a frequência cardíaca e a função renal.

No entanto, as escolhas de estilo de vida podem dar algumas pistas sobre o quão bem o seu corpo está funcionando. Se você se exercita regularmente, come de forma saudável, não fuma, não bebe álcool ou consome comidas digamos porcarias, é provável que seu corpo tenha uma idade biológica mais jovem.

 

Idade psicológica ou mental

Sua idade psicológica ou mental é toda sobre como você processa o conhecimento, compreende através do pensamento e quão bem você se recorda. É sobre como você pensa de si, sobre si mesmo e sente em relação aos outros, mas também como você lida com suas próprias emoções e sentimentos.

Dois fatores importantes na idade psicológica são sua memória e suas emoções.

Sua memória está constantemente em uso, não apenas para recordar eventos passados, mas para cada coisa que você viu, cheirou, ouviu, observou, reconheceu, entendeu, leu e assim por diante. Sua memória é o bloco de construção que permite que você funcione como um ser humano a cada dia. No entanto, seu cérebro requer oxigênio para funcionar e isso diminui à medida que envelhecemos. Podemos imaginar que a nossa acuidade mental também diminuirá.

Nossas emoções devem amadurecer à medida que envelhecemos, a experiência nos dá exemplos para trabalhar, acumular sentimentos, conhecimentos e aprender. Então, se nós queremos que nossa memória permaneça jovem, emocionalmente, nós devemos cultivar maturidade e sabedoria, já que essa combinação nos dá uma idade mental mais jovem. Isso ocorre porque quando temos menos estresse de situações desagradáveis emocionalmente, nossas reações mentais são mais produtivas e podemos usar nossos recursos de pensamentos, as linguagens, as percepções, a memória, o raciocínio, isto é a inteligência emocional de forma mais eficaz. Esse efeito geral retarda o envelhecimento da nossa idade psicológica.

 

Idade social

Nosso relógio social lida com duas áreas principais da vida: a família e o trabalho. Isto é, socialmente, espera-se normativamente que: Com a família, a maioria das culturas espera que os casais se tornem pais com mais de 20 ou 30 anos preferencialmente casados ​​ou em um relacionamento sério. Ainda assim, espera se que eles se tornem avós em seus 50 a 60 anos.

Com o trabalho, geralmente espera se que você se forme no ensino médio no final da adolescência, depois a faculdade e saia com um diploma antes de entrar no local de trabalho. E aos 60 ou 70 anos se aposentar.

Mas o seu relógio social pode diferir da norma. Você pode não ter ido para a faculdade, tendo começado a trabalhar direto da escola. Você pode ter se aposentado cedo devido a uma carreira em um trabalho de periculosidade.

É claro que, à medida que os tempos mudam e nos tornamos mais livres em nossas atitudes, não há nenhuma razão para nos restringirmos por normas sociais. Pense na dona de casa dos anos 50 em comparação com a empresária de hoje.

E então voltamos à nossa pergunta anterior, quantos anos você tem? Algumas pessoas sentem que são mais jovens que a idade cronológica e outras acreditam que são mais velhas.

Jovens na Alma

Nossos cérebros, assim como nossos corpos, são incrivelmente resilientes e adaptáveis. E o nosso cérebro é capaz de criar novas sinapses e ter o hipocampo mais “estendido”. Se você quer manter uma alma jovem, faça coisas diferentes, como aprender um novo idioma, um instrumento, faça uma viagem, fique desconfortável ou saia da zona de conforto, continue a ter desafios, estude e leia, fique a par de novas tecnologias, abra novas portas, tenha novos horizontes, mergulhe no desconhecido.

Biologicamente, melhore a sua dieta, a sua pressão arterial, cuide do açúcar no sangue, o colesterol, evite do tabaco, não exagere no álcool. Faça sempre exercícios, mas com significado de ser mais feliz e saudável, não somente em ter um corpo perfeito.

E socialmente, não entre nas regras, nas normas, cada um tem o seu tempo para tudo. Crie laços sociais fortes e mantenha se ativo.

E se agora, eu te perguntasse, quantos anos você deseja ter?

Deixe uma resposta