Autoaceitação benefícios

Vivemos em uma cultura que nos encoraja a sermos diferentes do que realmente somos. Até parece que tudo gira em volta de sermos mais magros, mais ricos e mais inteligentes. Diante de tudo isso, pode ser difícil entender o que é autoaceitação, ainda mais dizer que ela pode tornar sua vida melhor.

A autoaceitação é aceitar-se independentemente dos próprios erros, das limitações emocionais e comportamentais. É utilizar esses erros como aprendizado para se tornar uma pessoa melhor, mais consciente de si mesma e também da própria capacidade de reagir a isso com positividade.

Então, hoje, quero compartilhar com vocês 8 benefícios da autoaceitação.

1- Você terá mais compaixão e autoaceitação pelos outros.

Quando você pratica a autoaceitação, com certeza começará a sentir mais compaixão por si mesmo. Você também começará a se perdoar pelos “erros” passados ​​e parar de se julgar com tanta severidade. Isso, por si só, é incrível. Mas o benefício secundário disso é quanto mais você se aceitar, mais você aceitará os outros também.

2- Você descobrirá seus dons e talentos inerentes.

Ao resgatar o que você escondeu dos outros e de si mesmo, você também assumirá seus maiores dons e talentos. Na verdade, as coisas de si mesmo que você tem mais medo de compartilhar provavelmente são também as partes que servirão ao mundo das maneiras mais poderoso. As partes que você esconde é na maioria das vezes um dom pessoal.

Quando deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente, damos a outras pessoas permissão para fazer o mesmo. À medida que nos libertamos do nosso próprio medo, nossa presença automaticamente liberta os outros.

3- O seu diálogo interno vai se tornar mais favorável.

Você já ficou preocupado com o que disse ou fez? Ou passou horas debatendo se depois de uma conversa difícil com um ente querido? Um dos benefícios da autoaceitação é que a sua auto fala, seu diálogo interno se tornará mais positiva ao longo do tempo.

Você encontrará maneiras de trabalhar com ela em vez de contra ela e você saberá como se recuperar quando estiver em momentos difíceis.

4- Você provavelmente economizará dinheiro.

Como eu mencionei antes, nós vivemos em uma cultura que constantemente nos diz que não somos bons o suficiente, e como resultado gastar em compras, desde roupas, acessórios e um monte de cursos por pensar que não somos inteligentes o suficiente.

Em vez disso, você pode se concentrar em trabalhar em direção a metas e intenções que atendem às suas necessidades e valores pessoais essenciais.

5- Você cuidará melhor de si mesmo.

Muitas pessoas lutam consigo mesma em relação à imagem. Isso leva ao autocuidado que é inconsistente e insatisfatório levando a baixa autoestima. Ao aceitar suas necessidades como válidas, você pode começar a realmente se preocupar com o mais importante e a cumpri-las de maneira mais eficaz.

Pode ser tão simples como passar o fio dental nos dentes e ir ao dentista regularmente. Ou estabelecer limites  com um amigo de trabalho. Ou, aprender a se comunicar com seu parceiro sobre suas necessidades. Exercitar-se para melhorar a saúde e consequentemente a imagem, não porque se acha feia. Não importa o que você precise fazer para cuidar melhor de si mesmo, a autoaceitação é o primeiro passo para ser mais consistente e eficaz.

6- Você se sentirá mais confiante em manifestar suas vontades.

Uma das coisas a se perceber é que você acaba fazendo as vontades e tentado suprir as necessidades e valores de outras pessoas. Se você não faz isso, sente que não é bom o suficiente. Mas, quando você se aceita, você faz o que realmente está em alinhamento para você. Você começará a se sentir mais confiante à medida que avança e confiará que está se movendo na direção “certa”.

7- Você terá mais energia.

O que antes você gastava energia e tempo focado no que outros pensavam. Ou se preocupando com o que os outros queriam de você.  Sendo que na maioria das vezes você não tinha a mínima vontade de fazer, com a autoaceitação você recupera muito dessa energia. E agora você pode usar em coisas que estão em alinhamento com suas próprias necessidades e valores.

8- Você cultiva relacionamentos mais saudáveis.

Um dos maiores equívocos é você se encaixar e não pertencer. Pertencer é uma das nossas necessidades universais. Estamos ligados a desejar o amor e a aceitação de nossas famílias e da sociedade. No entanto, essa necessidade de pertencer fica distorcida quando todos esperam que sejamos diferentes do que somos. E assim, mudamos quem somos para nos encaixar. E o que a maioria das pessoas não percebe é que encaixar é um substituto desrespeitoso de pertencer.

E pode ser difícil para nós sermos alguém não somos. E isso não dá certo porque ninguém ama uma versão fingida e até trata mal. Para sermos amados e aceitos da forma que nós somos, primeiro precisamos nos mostrar como realmente somos.

Quando você tem autoaceitação, não apenas se sentirá mais confiante em si mesmo e começará a viver uma vida mais gratificante, mas também será capaz de cultivar relacionamentos mais autênticos e amorosos com os outros.

Esses oito benefícios apenas arranham a superfície. Quanto mais você pratica a autoaceitação, mais afeta todos os aspectos da sua vida de uma maneira saudável e positiva.

 

 

Deixe uma resposta