11 Estratégias Simples para Construir e Aumentar a sua Autoconfiança.

Quando você não consegue atingir seus objetivos, é fácil acreditar que você não tem a capacidade ou não é bom o suficiente. Claro, você pode não ter as habilidades necessárias nesse mesmo momento, mas geralmente pode aprender tudo o que precisa saber. O maior fator na determinação do seu nível de sucesso é muitas vezes a sua autoconfiança. Como Henry Ford disse: “Se você acredita que pode ou acredita que não pode; você está certo”. A autoconfiança é importante. Se você quiser atingir seus objetivos, você deve ter confiança suficiente para ver acontecendo. À medida que o tamanho de seus objetivos e ambições cresce seu nível de autoconfiança também deve crescer para combiná-lo.

Você provavelmente conhece alguém que tem muita autoconfiança. Você pode até ter imaginado: “Poxa, qual é o segredo dele? Como ele pode ser tão positivo em relação a si mesmo?”.  A boa notícia é que você também, poderia ser  confiante. A autoconfiança não acontece por acidente. Provém de práticas repetidas e observar os pequenos sucessos que se acumulam em grandes sucessos. Com o compromisso e o esforço certos, você pode construir sua autoconfiança em um curto período de tempo e, à medida que você continua com os hábitos positivos, sua autoconfiança continuará a crescer.

A autoconfiança não é um tipo de presente com o qual você nasceu. Para muitas pessoas, a autoconfiança pode parecer ter vindo naturalmente para eles, mas é mais provável que eles tenham modelos confiantes em sua vida em suas mentes, de quem eles aprenderam os comportamentos adequados de construção de confiança. Essas pessoas terão imitado o comportamento que eles viram de seus modelos e, eles costumam fazê-los agora. Ao praticar essas mesmas ações, você estará dando passos gigantes para construir sua própria autoconfiança.

Abaixo, as 11 Estratégias simples para você construir a sua autoconfiança.

As estratégias listadas abaixo são muito fáceis de implementar e levam ao crescimento rápido em seus níveis de autoconfiança. Use essas estratégias para se tornar mais seguro de si mesmo:

  1. Presente-se com confiança

Se você está descansando em casa com sua família ou amigos, pode ser aceitável vestir-se e ficar um pouco desleixado. Seus familiares e amigos sabem quem você realmente é e sua aparência provavelmente não terá grande influência sobre suas opiniões sobre você.

No entanto, como você mesmo se sente e o quê você está refletido com sua aparência em um outro ambiente? Se você tem um evento importante, por exemplo, uma entrevista ou reunião de negócios.  Usando roupas adequadas, limpas e passadas, cabelo arrumado, você dará um impulso adicional na confiança, no caso das mulheres, maquiadas também. Quando você sabe que você parece ótimo, você também se sente bem com você. Esse pequeno esforço fará você ter uma nova abordagem e também para mais áreas da sua vida.

Ponto chave

  • A forma como você se arruma para ocasiões importantes, é importante por 2 razões:
    • Pode fazer você se sentir melhor sobre você.
    • E pode encorajar outros a levar mais a sério.

  1. Sorria e olhe as pessoas nos olhos

Parece óbvio afirmar que um sorriso irá ajudá-lo a construir um relacionamento com os outros. Também parece óbvio afirmar que quando você sorri, você se sente mais feliz e mais confiante. Apesar disso, existem tantas pessoas não sorriem…

Quando você sorri e faz contato visual, mostra que você tem certa facilidade e calor sobre você mesmo. Isso permite que outros se sintam mais à vontade na sua presença, melhorando assim a qualidade de suas interações. À medida que você começa a interagir melhor com os outros, sua autoconfiança cresce até se comunicar com facilidade torna-se um processo mais natural.

Ponto chave

  • Se você é alguém que não sorri ou faz contato com os olhos, então faça isso. É algo que te adiciona às suas tentativas de construção de autoconfiança. Em cada interação, olhe a pessoa no olho e sorria. Se for muito difícil, você não precisa adicionar mais nada até que isso se torne um hábito. Os resultados dessa mudança podem ser incríveis.

 

  1. Dê elogios genuínos a outros

Quando você tem um tempinho para elogiar os outros, demonstra que você se sente bem o suficiente sobre si mesmo para dar feedback positivo aos outros. Não confunda esta abordagem com lisonjeiros não sinceros ou falsos. Os elogios sempre devem ser genuínos e honestos. No início, pode levar um pouco de tempo para você encontrar os aspectos positivos em outros que você gostaria de elogiar, mas torna-se mais fácil com a prática.

Ao adotar a mentalidade necessária à ocasião, não só você encontrará aspectos positivos em outros, mas você começará a ver mais positivos em todas as áreas da sua vida. Ao fazê-lo, você percebe que sua vida está da melhor forma do que você pensou anteriormente. Como resultado, sua autoconfiança cresce junto.

Ponto chave

Comece com as pessoas que são mais importantes para você, já que provavelmente passa a maior parte do tempo com elas. Anote todas as coisas que você admira sobre eles, o que você pode elogiar de forma sincera.

  1. Apreciação prática dos Pontos Positivos.

Infelizmente, nós humanos achamos incrivelmente fácil encontrar o lado negativo em nossas vidas. Nem sempre é tão fácil identificar os aspectos positivos, embora estejam sempre lá. Quando você aprecia os aspectos positivos em sua vida, você não apenas identifica as coisas que você gosta, mas também você toma um momento para se concentrar em como sua vida é melhor por causa deles.

Aprecie a cada dia os aspectos positivos e você eliminará a negatividade de sua vida. Você não está tentando desenvolver delírios sobre o quão maravilhoso ou maravilhosa é sua vida, você só quer desenvolver uma visão mais realista e otimista, através da qual você possa identificar e apreciar os aspectos positivos em sua vida.

Ponto chave

  • Quando me sinto negativo, acho muito poderoso fazer uma pequena pausa para refletir sobre algo ou alguém na minha vida que agradeço. Isso ajuda a mudar minha mentalidade rapidamente e me encoraja a estar vigilante para que as oportunidades sejam apreciativas.
  1. Trabalhe com seus pontos fortes

Todos nós podemos fazer a maioria das coisas ou a capacidade (diferente de dom), mas o que difere é o padrão para o qual podemos realizar a tarefa. Ao longo da sua vida, você encontrará tarefas que não são mais adequadas para realizar. Não há nada com que se envergonhar. Isso acontece com todo mundo. Se você gastar muito do seu tempo executando essas tarefas, é provável que você esteja relutando e sua autoconfiança será afetada.

Em vez disso, concentre-se em fazer o que for melhor. Você será mais capaz de realizar a tarefa e sua autoconfiança receberá um impulso com cada tarefa que você conclua com sucesso. Você se sentirá como um especialista e saberá sem dúvida que você se destaca nessa área. Conheça seus pontos fortes e trabalhe com eles. Procure trabalhar em uma área que aproveite ao máximo seus pontos fortes, conhecimento e conjunto de habilidades. Sempre que possível, delegar ou terceirizar as tarefas que não se adequam aos seus pontos fortes.

Ponto chave

  • Muitas das situações em que você não tem autoconfiança podem ser eliminadas da sua vida sem que você tenha experimentado qualquer perda em relação a isso, ninguém é bom absolutamente e suficientemente em tudo.
  1. Aceite suas imperfeições

O perfeccionismo é apenas um mecanismo usado para infligir dor e insatisfação sobre você mesmo. A perfeição não é nem uma possibilidade nem uma necessidade. Ninguém nunca foi perfeito e ninguém nunca será. Ao invés de procurar alcançar a perfeição, você sempre pode tentar fazer o seu melhor. Então, você pode aprender com a experiência e se esforçar para fazer melhor na próxima vez e sempre melhor.

Desta forma, você melhorará constantemente sem a pressão e induzindo o estresse de sempre para tentar ser perfeito. As imperfeições mostram apenas que você é humano – não que haja algo de errado com você.

Ponto chave

  • As pessoas bem-sucedidas se concentram na melhoria contínua em vez da perfeição. Na verdade, se alcançassem a perfeição, a melhoria não seria mais possível.
  1. Estar preparado (praticar)

A prática permite familiarizar-se com o desafio que está por vir, por exemplo, uma apresentação. Isso permite que você reduza o medo associado a entrar no desconhecido. Ao praticar, você percebe que é capaz de lidar com o desafio e sua autoconfiança cresce. Você praticou antecipadamente para realizar o que quer que seja necessário.

Ponto Chave

  • Se você está realmente preocupado com algo errado, você pode se preparar para isso também. Identifique seu pior medo, por exemplo, de você esquecer seu discurso. Então, você pode identificar uma solução, por exemplo, ter algumas notas ou slides para ajudar sua memória. Você pode então praticar sua apresentação dessa forma. Isso lhe dará a autoconfiança para acreditar que você pode lidar com o que quer acontecer.
  1. Definir metas efetivas e trabalhar para alcançá-las.

Quando sua vida tem direção e propósito, você sabe para onde você está indo e o que você está tentando alcançar. Você então estabeleceu metas que o ajudarão a trabalhar consistentemente em direção a esses objetivos. Ao alcançar seus objetivos, você pode ver o progresso que você fez para cumprir sua finalidade. Você pode se concentrar melhor e a cada dia seu terá um significado. Com a realização de cada objetivo, sua autoconfiança recebe um pouco de impulso, pois você vê que você pode conseguir o que quiser da vida.

Ponto chave

  • Você não precisa de autoconfiança perfeita. Você só precisa ter confiança suficiente para assumir seu próximo objetivo e acreditar que você pode alcançá-lo. Alcançar seu objetivo final, então, levará sua autoconfiança a um novo nível.

  1. Faça as coisas que você mais ama.

O amor é a emoção mais poderosa. O amor vem em muitas formas e quando você dá um espaço para o amor entrar em sua vida, você ficará mais feliz e mais confiante.

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer é abrir espaço para as coisas que você ama em sua vida. Infelizmente, quando você vive corrido com falta de tempo, uma das primeiras coisas que você corta tende a serem seus passatempos favoritos. No entanto, os passatempos que você mais ama te enchem com positividade, o que ajuda a aumentar sua felicidade e saúde. Isso também faz você se sentir mais no controle de sua vida, o que aumenta sua autoconfiança.

Ponto chave

  • A autoconfiança melhora naturalmente quando você passa mais tempo concentrando nas coisas que você ama e eliminando as coisas que não agregam alegria ou valor à sua vida.
  1. Faça sempre o seu melhor

Não importa o tipo de trabalho que você faça você pode se esforçar para fazer o seu melhor. Quando você sabe que você deu o seu melhor para a tarefa, você sabe que não poderia ter sido melhor. Isso permite que você se sinta relaxado e mais confiante sobre seu desempenho. Quando você sempre dá o seu melhor, você também constrói uma reputação com amigos, familiares, colegas e clientes, o que permite que você receba um feedback positivo que enriquece a sua autoconfiança.

Ponto chave

  • Quando você não dá o seu melhor, você se altera. Você está se considerando indigno de todo seu esforço e assim sua autoconfiança cai. Você é uma pessoa digna e merece todo esforço e compromisso com suas metas e objetivos.
  1. Aceite a desaprovação

Não importa o que você faça na vida, sempre haverá pessoas que desaprovam você. Você poderia se desdobrar para tentar agradar essas pessoas, mas mesmo que você tenha sucesso, não seria você que está aprovando. Seria a pessoa que você está fingindo ser. Quando você valoriza demais a aprovação dos outros, você acaba sacrificando seus próprios objetivos, sonhos e aspirações, que é uma forma de auto rejeição. Essa forma de auto rejeição tem consequências desastrosas para sua autoconfiança.

Ponto chave

  • Quando você abdicar da necessidade de aprovação, você ficará livre de sentir-se obrigado a encher a bola da pessoa e impressionar. Em vez disso, você se tornará mais autêntico e real com você mesmo. Prove para si mesmo em vez de outros que você é competente e confiante porque os outros vão vê-lo à sua maneira de qualquer forma. E se eles não veem, raramente valem a pena se preocupar.

 

Conclusão

Construir sua autoconfiança leva tempo, foco e esforço. Não é um truque de mágica. Enquanto algumas pessoas fazem com que pareça fácil e natural, sua alta autoconfiança é resultado de comportamentos aprendidos. Você também pode aprender esses comportamentos e experimentar os muitos benefícios de ter uma alta autoconfiança. Com sua confiança estabelecida, você será mais feliz, mais saudável e mais motivado para se desafiar a ser o melhor que pode ser. Implementar  as 11 estratégias listadas acima não irá curar todos os seus problemas, mas ele elevará a sua autoconfiança para um novo nível. Você vai se perguntar por que você não agiu antes dessa forma. É um dever seu desenvolver sua autoconfiança. Por que não selecionar uma das estratégias listadas acima e começar a trabalhar nele imediatamente. Suas crenças em você mesmo crescerá com cada pequeno passo que você toma. Comece hoje e comece a viver como a pessoa que você deseja ser.